Entre 2016 e 2023, o número de pessoas em situação de rua em Santa Catarina cadastradas no CadÚnico saltou de 1.774 para 8.824, segundo auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC). Atenta a essa realidade, a União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC) promoveu, nesta quarta-feira (13), um painel com os prefeitos de Joinville e Chapecó, Adriano Silva e João Rodrigues respectivamente, e a vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos, para discutir políticas públicas e estratégias de enfrentamento a esse desafio.
Conduzido pelo vereador Diego Mauro Bairros, presidente da Câmara de Joaçaba e diretor da UVESC, o debate contou também com a participação do promotor de Justiça André Teixeira Milioli. Durante o painel foram apresentadas experiências com diferentes características, mas com o mesmo objetivo: buscar soluções para a realidade das ruas. A iniciativa também destacou o papel do legislativo municipal como articulador e fiscalizador das políticas implementadas, contribuindo para que ações sejam efetivas e adequadas a cada contexto.
A vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos, afirmou que “a integração entre as áreas de assistência social, saúde, segurança e habitação é essencial para garantir respostas mais completas e efetivas”. O prefeito de Joinville, Adriano Silva, destacou o uso da tecnologia para agilizar a identificação, além da importância da articulação com outras políticas públicas para o encaminhamento de pessoas em vulnerabilidade.
Já o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, apresentou o programa Mão Amiga, que atua no resgate e reinserção de cidadãos. O promotor de Justiça André Teixeira Milioli lembrou que “cada município tem uma realidade diferente, e é fundamental compreender essas especificidades para que as políticas sejam eficazes”.
Além do painel sobre a população em situação de rua, a programação do dia contou com debates sobre acolhimento familiar, limitações legais à convocação de suplentes e o cenário da agricultura catarinense. O evento continua nesta quinta-feira (14) com novos temas, incluindo um painel sobre saneamento básico.