Blog do Prisco
Manchete

Vendas do dia das mães tiveram acréscimo de 30% em SC

Vice-presidente da Fecomércio SC considera como o “início da retomada econômica

Os catarinenses conseguiram dar um presente mais especial no dia das mães deste ano, o segundo em meio à pandemia. Pesquisa da Fecomércio SC mostrou que o gasto dos consumidores cresceu 30% em relação a 2020, com tíquete médio de R$ 278,88 – descontada a inflação, o que representa um aumento real de 22%. Os dados foram colhidos junto a 382 empresas de sete cidades do estado – Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

            “O resultado é muito positivo, mesmo comparado ao ano passado – época das medidas mais restritivas de combate à pandemia da Covid-19, que causaram insegurança e incerteza aos consumidores”, considera Emilio Schramm (foto), vice-presidente da entidade. “É uma luz, ainda tênue, no fim do túnel. É o início de nossa retomada econômica”, acrescentou.

            Um dado que merece destaque, segundo Schramm, foi o incremento das equipes, com 15,45% das empresas abrindo vagas. Os segmentos que mais aumentaram seus quadros foram os de floriculturas (61,3%), calçados (26,8%), perfumes/cosméticos (16,7%) e acessórios e vestuário (15,1%). “A geração de empregos é o indicador mais promissor do cenário verificado pela pesquisa”, considera.

            Outros registros positivos foram: o acréscimo de 93,54% nas vendas das lojas de departamentos, magazines e multicoisas e a melhoria no faturamento dos negócios, cerca de 28% a mais que em 2020, quando a queda foi de 32%. Entre os setores analisados, somente o de telefonia/comunicação apresentou queda (9,91%). Schramm defende o rigor nos protocolos de segurança sanitária e a aceleração na vacinação como saídas para a retomada do crescimento. “Precisamos evitar uma terceira onda de Covid-19, que além de dolorosas perdas, pode provocar nova retração na economia. Acima de tudo, devemos ter responsabilidade em nossos procedimentos diários”.

Posts relacionados

Santa Catarina colhe os frutos de um agro forte

Redação

PIB de Santa Catarina mantém liderança de crescimento no país

Redação

Jaraguá do Sul apresenta crescimento na geração de empregos

Redação
Sair da versão mobile