Destaques

Violência doméstica: atuação para facilitar o afastamento da vítima de seu agressor

Basta apenas a sanção presidencial para que a deputada federal Geovania de Sá (PSDB-SC) garanta a vaga dos filhos da mulher vítima de violência doméstica na unidade de educação básica mais próxima da nova residência.

O Projeto de Lei 8599/17, de autoria da deputada, que aperfeiçoa a Lei Maria da Penha e facilita o afastamento da vítima de seu agressor, havia sido aprovado em março pela Câmara dos Deputados, mas foi alterado pelo Senado.

A emenda diz respeito ao sigilo dos dados dos envolvidos e foi apreciada e aprovada, nesta tarde, no Plenário da Câmara. Tais informações só poderão ser acessadas pelos operadores de Direito e pelos órgãos públicos competentes.

Além de evitar transtornos aos alunos, a relatora, deputada Flávia Arruda (PL-DF), lembra que o sigilo vai trazer benefício e conforto à mulher. Já que com seus dados resguardados, também não terá sua localização atual divulgada.

Regras – a comprovação dessa situação de violência acontecerá por meio da apresentação do boletim de ocorrência ou do processo de violência doméstica e familiar em curso.

O juiz que analisa o caso de violência também poderá determinar a matrícula ou transferência dos dependentes da vítima, independentemente, da existência de vaga.

Posts relacionados

Em Criciúma, escola destaque em alfabetização recebe reconhecimento do MPSC

Redação

Escola do Legislativo recebe prêmio por inovação e colaboração com câmaras municipais

Redação

Débora Parisotto deixa o PL e vai disputar vaga na Alesc pelo PSD

Redação
Sair da versão mobile