Blog do Prisco
Destaques

Ciro e o PSB

O PSB nacional está muito próximo de fechar apoio a Ciro Gomes, o presidenciável do PDT. Se acertarem os ponteiros com os pedetistas, os pessebistas podem levar junto  o DEM e o PP, clareando um pouco o cenário nacional, com reflexos diretos nos Estados.

Em última análise, enquanto o cearense do PDT se articula, o PT continua insistindo com Lula da Silva. A cúpula vermelha já anunciou que haverá atos políticos pela soltura do ex-presidente condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. Onze militantes canhotos, o mesmo  número de ministros do STF, farão greve de fome. O partido também organiza um abaixo-assinado a ser entregue junto com o pedido de registro da candidatura lulista. Isso tudo é inócuo, factoides para fazer barulho.

Ao fim e ao cabo, a tendência é que os petistas descarreguem votos em Ciro Gomes que, se conquistar o apoio de PSB, PP e DEM, encaminha seu passaporte para o segundo turno.

Aliás, conforme já registrado neste espaço, essa é a projeção que faz o ex-governador Esperidião Amin.

Isolamento

Toda essa movimentação praticamente inviabiliza a candidatura de Geraldo Alckmin, do PSDB.

Senão, vejamos. O ex-governador paulista está atrás de Jair Bolsonaro nas pesquisas em seu próprio Estado, o maior colégio eleitoral do país. Em São Paulo, o governador Márcio França, do PSB, não estaria com ele a partir do provável apoio de seu partido a Ciro Gomes. E no Sul, Alckmin perde para Alvaro Dias, do Podemos. Ou seja, o tucano está quase pela bola oito (que no jogo de sinuca é a última e decisiva). Daí, cabe especular: será que o PSDB, ali adiante, apoiará Dias para viabilizar uma candidatura de centro? A conferir.

Desdobramentos

Toda essa articulação de Ciro Gomes em torno do PSB, podendo agregar, ainda, PP e DEM, mexe também com Santa Catarina. A seção Barriga-Verde do PSB está com Gelson Merisio. Foi o primeiro partido a anunciar apoio ao pessedista. O PDT, de Maneca Dias e Rodrigo Minotto, também já declarou publicamente que está no projeto de Merisio. Se houver o entendimento nacional, considerando-se o quadro estadual, os acordos podem acabar estimulando que o PP e o DEM de Santa Catarina também fechem com pré-candidato ao governo pelo PSD.

Pavan voltando

Depois de divulgar, no inicio da semana, um vídeo em suas redes sociais agradecendo a todos os envolvidos com sua recuperação em função de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico, sofrido em 14 de maio, o deputado estadual Leonel Pavan (PSDB) também já vem conversando gradativamente sobre política e atualidades com autoridades e lideranças que tem recebido em sua residência.

Articulação

Esta semana, o deputado recebeu as visitas de Raimundo Colombo, pré-candidato ao Senado pelo PSD, e Paulo Bauer, tucano como ele, senador e pré-candidato ao governo. Os dois foram juntos visitar Pavan, que também recebeu, em outro momento, o senador Dalirio Beber, também do PSDB.  Evidentemente que as costuras para o pleito deste ano permearam as conversas.