Blog do Prisco
Coluna do dia

Dificuldade interna

Presidente da seção Barriga-Verde do Manda Brasa, deputado federal e pré-candidato a governador, Mauro Mariani ganhou, esta semana, carta branca da cúpula partidária para articular uma aliança que viabilize o projeto eleitoral.

Muito bem. Isso vale para os demais partidos. Mas esse salvo-conduto para articulações tem que valer também internamente.

Especialmente para o caso do ex-governador Paulo Afonso Vieira. Ele já manifestou várias vezes o desejo de homologar seu nome e concorrer ao Senado. O detalhe é que Mariani precisa de espaços para compor.

Ninguém nega a importância do ex-governador no contexto do MDB estadual. Não é por acaso que ele é um dos quadros mais benquistos nas hostes emedebistas. Vive intensamente o partido há mais de 40 anos.

Maravilha. Mas até por isso que Paulo Afonso deve ser convidado a observar o projeto macro e suprapartidário. Se ele insistir no projeto pessoal, vai criar dificuldades para Mariani. E não apenas pela perda de um espaço precioso na majoritária que poderia ser ofertado a potenciais aliados.

 

Saliva

Caso Mauro Mariani, do alto da  condição de pré-candidato ao governo, não consiga convencer pelo diálogo ou mesmo impor suas condições perante o ex-governador para viabilizar uma boa aliança, ele se enfraquece internamente e vai se desgastar, correndo sério risco de ver Paulo Afonso Vieira conquistar a homologação na convenção do Manda Brasa.

 

Gesto

Para Mariani, só um cenário ideal neste caso. Convencer o correligionário a praticar o gesto, abrindo mão da disputa pelo Senado. Caso contrário, sua própria meta de disputar na cabeça de chapa entra na linha de tiro.

 

Munição

Ter Paulo Afonso Vieira na chapa de Mauro  Mariani é tudo o que a oposição ao MDB quer. Casos como o da Invesc, das Letras e os atrasos de salários do funcionalismo voltariam contudo à baila!

 

Suprapartidário

Senador Alvaro Dias, presidenciável do PODEMOS, promove encontro suprapartidário nesta quinta, em Florianópolis. Aguardadas lideranças expressivas de outros partidos. Toda a organização partiu do líder do partido na Alesc, deputado Natalino Lázare, em sintonia com o gabinete do senador em Brasília e com o presidente estadual, Vilson Sandrini Filho e também com o vice-presidente do PODEMOS-SC, Edson Bianor. Lázare destaca que o evento, além de suprapartidário, vai marcar a largada da pré-campanha e campanha do PODEMOS em Santa Catarina.

 

Cassetada

Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, mais uma vez demonstrou porque é muito conceituada no meio. Com pulso firme, negou liminarmente o pedido de Habeas Corpus de Lula da Silva, que tanta celeuma gerou no domingo. Ao considerar absurdo o despacho do juiz plantonista do PT e enquadrá-lo como incompetente para a decisão, ela colocou os pingos nos is. De quebra, sua determinação também restabelece a verdade sobre a atuação do juiz Sérgio Moro.

 

FRASE

“Normalmente tentam tirar presos de helicóptero ou rendendo os guardas, cada um usa da equipe criminosa que tem, como não precisaram usar helicóptero, tivemos a ação desse desembargador. Planejaram, prepararam uma festança para quando Lula fosse liberado, uma tentativa de fuga programada.” Deputado Maurício Eskudlark, do PR, sobre as três sentenças, em menos de 10 horas, proferidas pelo juiz Rogério Favretto para liberar Lula no domingo.