Blog do Prisco
Notícias

PSOL aprova aliança com PCB e define chapa majoritária

Diretório Estadual do PSOL aprovou, na manhã deste domingo, uma coligação com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) para as eleições de 2018. O encontro ocorreu em Florianópolis, no auditório do Sindsaúde. O jornalista Leonel Camasão (foto), já indicado para disputar o governo, em março, será acompanhado pela socióloga Caroline Bellaguarda, 33, do PCB, como candidata a vice. Ao Senado, o partido indicou dois professores: Antônio Campos, de Chapecó, e Pedro Cabral, de Florianópolis.

Com a aprovação da nominata, a aliança PSOL-PCB quer apresentar uma chapa que represente as lutas do nosso tempo. “Desde a sua fundação, o PSOL tem em seu programa a defesa da luta dos trabalhadores, da juventude, dos negros e negras, das mulheres, dos LGBTs e de todos os oprimidos e explorados. O que conquistamos com essa chapa é deixar de ser apenas o partido que defende essas causas para ser o partido em que representantes legítimos dessas causas serão nossos candidatos majoritários”, avaliou Camasão.

Além dos majoritários, a aliança contará com pelo menos 20 candidatos a deputado federal e 22 a estadual. Até o início de agosto, o objetivo é ampliar o número de candidaturas proporcionais. O encontro reuniu ainda pré-candidatos e organizações aliadas do PSOL e do PCB, como as Brigadas Populares e a Iniciativa Comunista Brasileira (ICB).

Conheça os pré-candidatos

Leonel Camasão – Governador (PSOL)
Mestre em Jornalismo pela UFSC, Camasão iniciou sua vida política ainda no movimento estudantil. Foi integrante do Movimento Passe Livre, da Associação LGBT Arco-Íris e, atualmente, é diretor no Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. Aos 31 anos, é filiado ao PSOL há 10, partido do qual já foi presidente estadual. Concorreu à Prefeitura de Joinville, em 2012.

Caroline Bellaguarda – Vice-governadora (PCB)
Formada em Ciências Sociais pela UFSC, Bellaguarda tem 33 anos. É integrante do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro e do Coletivo Feminista Ana Montenegro. Já foi secretária-geral do PCB-SC (equivalente à presidenta) e disputou duas eleições: 2012, como vereadora, e 2014, como deputada federal.

Professor Antônio – Senado (PSOL)
Formado em Direito e Biologia, o professor Antônio Valmor de Campos será um dos candidatos ao Senado pela coligação PSOL-PCB. Mestre em Educação pela Unisinos, Antônio foi vereador em Maravilha (2001-2004) e coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte-SC), maior sindicato do Estado. Atualmente, é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó.

Pedro Cabral – Senado (PSOL)
Pedro Cabral, 57 anos, será  outro concorrente ao Senado. Militante da educação, negro e homossexual, é servidor aposentado da rede municipal de Florianópolis, onde lecionava educação artística. Foi eleito pela comunidade seis vezes  como diretor da Escola Básica Beatriz Souza Brito, no bairro Pantanal, em Florianópolis. É doutor em educação pela USP e suplente de vereador do PSOL na capital, onde obteve 1.905 votos.