Blog do Prisco
Destaques

Prefeitura de Criciúma realiza desassoreamento do Rio Criciúma no bairro Paraíso

Equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento de Mobilidade Urbana executa a limpeza do rio com o auxílio de uma escavadeira hidráulica

 

A equipe da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Criciúma realiza o desassoreamento do Rio Criciúma, no bairro Paraíso. A limpeza está sendo feita com o auxílio de uma escavadeira hidráulica. “O governo municipal executa obras de macrodrenagem e faz o desassoreamento de rios. Temos, também, o Canal Auxiliar. Tudo para prevenir alagamentos e enchentes. Mas, infelizmente, encontramos muito lixo nos rios. Há pessoas que descartam pneus, peças de automóveis e, até, móveis. Precisamos, também, que a população colabore e faça a sua parte, descartando o lixo de maneira correta”, enfatiza o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

 

O desassoreamento consiste na limpeza do Rio Criciúma, retirando da água todos os resíduos e entulhos, sem alteração do leito original do rio em relação a largura e a profundidade. “Esse trabalho é uma forma de mitigar o risco de alagamentos, principalmente, no que diz respeito ao rio ficar dentro da calha em épocas de grandes volumes de chuva”, explica o coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes.

 

A limpeza é necessária para desobstruir a passagem das águas, aumentar a vazão dos rios e reduzir riscos de alagamentos. “Esse é um trabalho que o município de Criciúma realiza continuamente e não, apenas, em épocas de fortes chuvas. A limpeza de rios, as obras de macrodrenagem são importantes e já estão dando resultados. Mas, a gente pede que a população também faça a sua parte, não descartando lixo nos rios”, pontua o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli.

 

Obras de macrodrenagem e Canal Auxiliar

 

No bairro Pio Corrêa, desde 2022, o Governo de Criciúma coordena obras de macrodrenagem. Os serviços devem beneficiar uma área de quase 2 km², abrangendo as ruas João Cechinel, Mário da Cunha Carneiro, Marcelino Champagnat, Avenida Humberto de Campos, José Gaidzinski e Guerra Junqueira.

 

Já o Canal Auxiliar é uma obra de macrodrenagem do Rio Criciúma. A etapa três das obras de prolongamento da estrutura tem o objetivo de prevenir enchentes e aumentar a capacidade de vazão do rio. Os trabalhos iniciaram atravessando a região central da cidade, em uma extensão de 1,7 mil metros, entre as ruas Mario da Cunha Carneiro e Vitório Serafim. Hoje, os serviços se concentram no bairro Santa Bárbara.

Posts relacionados

Tarifaço dos EUA impacta economia do Sul do Estado

Redação

MEI’s de Itajaí terão apoio dos novos agentes de desenvolvimento

Redação

Prefeitura institui Programa Juro Zero de Joinville, que vai auxiliar microempresários e microempreendedores individuais

Redação