Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes recebe milésima manobra na nova bacia de evolução

Uma atracação histórica. A milésima manobra na Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes foi realizada por uma embarcação que desatracou da Portonave, nesta quinta-feira (1). O navio chamado Agrigento, da MSC, operou aproximadamente 1,6 mil contêineres no Terminal.

Atualmente, podem ser realizadas manobras de navios de até 350 metros, mas o objetivo é que, no futuro, essa capacidade seja ampliada para embarcações de até 400 metros por 59 de boca (largura).

Além de fomentar a competitividade das principais rotas de navios do mundo, sendo Ásia, Europa e Estados Unidos, que também são os principais destinos e origens via Portonave, a segunda fase da obra oferecerá benefícios para o setor, gerando maior capacidade e impulsionando a economia de Santa Catarina.

Para todos os terminais, essa é uma das obras mais esperadas para estimular o crescimento do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes que, automaticamente, reflete em toda a cadeia logística.

NAVIOS EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

Meio ambiente, segurança, tecnologia e capacidade de transporte estão entre as principais características da evolução dos navios.

Uma análise dos últimos 22 anos, as embarcações aumentaram mais de 100%, entre 1998 e 2017. Com a indústria cada vez mais em expansão, toda a economia também é impactada. Confira esse avanço.

Dentro desse contexto, a Bacia de Evolução tornou-se uma necessidade para atender a alta demanda de mercado. Confira abaixo a linha do tempo desde o início dos trâmites da primeira fase da obra, até 2022.

Hoje, podem entrar e sair do Complexo Portuário navios com até 12 mil TEUs, ou seja, navios com até 350 metros por 48m de largura. Com a realização da segunda fase da obra, o tamanho dos navios poderá ser de até 366m x 51m, o que permitirá ampliar a quantidade de containers por navio de 12 mil para 16 mil, um aumento de 33%.

 MANOBRA DE RÉ

Inédita na América do Sul, a primeira manobra a ré foi realizada em 2019 pelo navio Valor, de 300 metros de comprimento e 48,3 metros de largura, com bandeira de Malta, e também atracou na Portonave.

A manobra a ré ocorre para que sejam realizadas atracações simultâneas nos dois portos (Navegantes e Itajaí). Como os terminais estão de frente um para o outro, com distância de apenas 400 metros, antes da obra da Bacia 2 não era possível atracar navio se um dos portos estivesse com berços ocupados.

Com o novo acesso aquaviário, houve aumento de produtividade e maior flexibilidade logística para todo o Complexo Portuário.

Em 2014, o Terminal obteve o recorde histórico de produtividade de navio com o MSC Agrigento, o mesmo navio que marcou a milésima manobra.

 

 

 

Posts relacionados

“Itajaí é agora”: Bandeira de Itajaí é valorizada na nova identidade visual do município

Redação

SC Mais Inovação reúne lidernaças regionais no Elume para construir cidades do futuro

Redação

Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí nesta quarta-feira

Redação