Blog do Prisco
Destaques

Revisão do Plano Diretor será o presente de aniversário de 350 anos de Florianópolis

Definido em sessão extraordinária, o cronograma de audiências da Revisão do Plano Diretor de Florianópolis. O Projeto de Lei Complementar n. 1911/2022 propõe um avanço na simplificação das normas, favorecimento às atividades, ao desenvolvimento adequado dos bairros, a previsão de planos distritais, delimitação de áreas de desenvolvimento incentivado, promoção dos parcelamentos regulares e incentivos e compensações para investimentos em habitação social.

O calendário conta com oficinas técnicas para os vereadores, a realização de cinco audiências públicas, quatro delas no âmbito das comissões: Viação, Obras Públicas e Urbanismo – Meio Ambiente – Trabalho, Legislação Social e Serviço Público – Turismo e Assuntos Internacionais, além de uma final.

“Nós já fizemos 13 audiências em todas as comunidades da cidade e ali já trouxe um grande resumo. E o que nós precisamos agora é aperfeiçoar aquilo que ainda está em dúvida, e se é possível fazer essa mudança. Muitas sugestões foram dadas nas comunidades, mas nem todas são cabíveis. Nós precisamos explicar também para a população porque umas podem ser acionadas e outras não. Para isso o papel da Câmara vai ser cumprido. Nós inclusive temos audiência até na comissão de Turismo que é importante pelo que está acontecendo na cidade hoje. Então estamos procurando ampliar bem essa discussão para que acione todos os setores da cidade e precisam estar dentro dessa discussão”, afirmou o vereador e líder do governador, Renato Farmácia (PSDB).

A tramitação será simultânea nas comissões de mérito e a sua primeira votação está prevista para acontecer no dia 20 de março, três dias antes do aniversário de 350 anos de Florianópolis. O presidente da Câmara, vereador João Cobalchini destaca a responsabilidade que o legislativo tem em resolver os problemas históricos da cidade e o presente em uma data tão especial para os moradores.

“Nós vamos ajudar a resolver os problemas da nossa cidade. O Legislativo é tão responsável pelo Plano Diretor, quanto o Executivo. Com essa revisão vamos proporcionar uma melhor qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e a preservação do patrimônio cultural da nossa cidade que a cada ano atrai milhares de turistas e novos moradores. Esse é o presente que Florianópolis merece no próximo 23 de março, uma perspectiva da cidade que queremos no futuro,” afirma Cobalchini.

CONFIRA O CRONOGRAMA DE TRAMITAÇÃO

07/02/2023 – Oficina Técnica para os Vereadores

08/02/2023 – Oficina Técnica para os Vereadores

13/02/2023 – Audiência Pública no âmbito da Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo

14/02/2023 – Audiência Pública no âmbito da Comissão de Meio Ambiente

15/02/2023 – Audiência Pública no âmbito da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Serviço Público

16/02/2023 – Audiência Pública no âmbito da Comissão de Turismo e Assuntos Internacionais

17/02/2023 – Envio simultâneo às Comissões de Viação, Obras Públicas e Urbanismo, de Trabalho, Legislação e Serviço Público, de Meio Ambiente, e de Turismo e Assuntos Internacionais

13/03/2023 – Audiência Pública Final

14/03/2023 – Envio ao Órgão Municipal de Planejamento – IPUF para parecer às Emendas apresentadas (art. 164, §2º do Regimento Interno)

20/03/2023 – 1ª discussão e votação pelo Plenário
(interstício de 30 dias entre a primeira e a segunda votação – art. 336, §3º da LC n. 482/2014)

24/04/2023 – 2ª discussão e votação pelo Plenário

Posts relacionados

Tribunal de Justiça de Santa Catarina conquista ouro no Prêmio CNJ de Qualidade

Redação

Florianópolis registra mais de 50 mil notas fiscais emitidas no primeiro dia de obrigatoriedade pelo sistema nacional

Redação

NOVO é o único partido a votar contra supersalários para carreira do TCU

Redação