Blog do Prisco
Destaques

Indústria do Sul defende respeito à coisa julgada

As Federações das Indústrias do Paraná (FIEP), de Santa Catarina (FIESC) e do Rio Grande do Sul (FIERGS) estão intensificando a atuação conjunta em temas estratégicos e entregaram na terça-feira (dia 28) manifesto em defesa do respeito à coisa julgada e da segurança jurídica ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

No documento, assinado pelo presidente da FIEP, Carlos Valter Martins Pedro, da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, e da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, as instituições manifestam a sua insurgência e preocupação com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), do dia 8 de fevereiro, relativa a assunto tributário (Contribuição Social sobre Lucro Líquido). Na prática, os ministros decidiram que um contribuinte que obteve uma decisão judicial favorável com trânsito em julgado permitindo o não pagamento de um tributo perde automaticamente o seu direito diante de um novo entendimento do STF que considere a cobrança constitucional. “Pedimos a atuação do Congresso para evitar esse tipo de surpresa para a sociedade, buscando uma solução para a questão”, resume Aguiar.

No dia 1º, os três presidentes das federações industriais do Sul reuniram-se na sede da FIESC, em Florianópolis, para definir novas ações conjuntas em temas de interesse comum, a partir da articulação com as lideranças dos três estados no Congresso. “A pujança e a contribuição do Sul para o desenvolvimento do País precisa ser reconhecida. Não faz sentido, por exemplo, que não tenhamos nenhum dos 12 representantes da comissão que discute a reforma tributária”, avalia Aguiar.

Posts relacionados

Corte no orçamento 2026 do DNIT ameaça principais obras em SC, diz FIESC

Redação

Águas de Joinville está entre as maiores empresas de Santa Catarina

Redação

FIESC promove em Criciúma evento para ensinar elaboração de projetos sociais

Redação