Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Solenidade marca os 30 anos da FME de Criciúma

Primeiro presidente da entidade esportiva foi homenageado na cerimônia realizada nessa quinta-feira (13), no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi

 

Em uma tarde histórica para a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, com o hall do Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi, sede da entidade esportiva, lotado, autoridades, técnicos, ex-presidentes, atletas e o público em geral, comemoraram os 30 anos da FME. A cerimônia ocorreu nessa quinta-feira (13) e foi marcada pelo corte de bolo, homenagens e apresentações artísticas.
“São três décadas de uma bela história. A FME transforma vidas através do esporte e leva o nome da nossa cidade para toda Santa Catarina e, também, para o Brasil. A FME é um orgulho para Criciúma”, destacou o prefeito Clésio Salvaro. O presidente da FME de Criciúma, Neto Uggioni, agradeceu as pessoas que fizeram parte da entidade nos 30 anos de história. “Quero agradecer a todos, sem exceção, que trabalharam desde o início da FME, em especial, a minha equipe, que atua de forma incansável. Daqui saíram grandes atletas e famílias que fizeram história no esporte a nível mundial”, ressaltou.
Homenagem ao primeiro presidente
Durante a cerimônia, o primeiro presidente da entidade, Vilson Reis (in memoriam), foi homenageado, em nome de todos os ex-presidentes. A condecoração foi recebida pela esposa Roselei Goulart Reis. “É uma emoção muito grande, passa um filme na cabeça lembrando das primeiras lutas, atletas e competições. Viajávamos o Estado inteiro para mostrar um pouquinho da FME”, mencionou Roselei.
Vilson criou importantes projetos esportivos em Criciúma: Campeonato Municipal de Futebol Amador, Campeonato Municipal de Bocha, iniciação esportiva em escolas, incentivou a organização do time profissional de futsal, idealizou o projeto Correndo para o Futuro, além de escolinhas de futebol nos bairros. O primeiro presidente da FME de Criciúma viabilizou, ainda, a lei nº 3.448, de 1997, que concedia bolsa de estudo ou ajuda de custo a atletas criciumenses.
Sobre a FME
A FME de Criciúma é uma entidade gestora do esporte vinculada à Administração Municipal e foi instituída em abril de 1993, como fundação pública, sem fins lucrativos. O órgão é responsável por gerir o esporte da cidade de Criciúma.
Ao longo dos 30 anos, a FME consolidou-se e, atualmente, está entre as 10 cidades do Estado de Santa Catarina que mais investem no esporte. A FME possui mais de 30 modalidades de rendimento, tendo 884 atletas cadastrados e 100 paratletas. A entidade esportiva possui o programa +Esporte +Futuro, que abrange 50 núcleos distribuídos em bairros do município, alcançando mais de 2,5 mil crianças, adolescentes e idosos. Além disso, o programa inclui projetos esportivos em escolas, caminhadas orientadas, recreação e lazer e Pedala Criciúma: Para Frente que se Anda (ciclismo).
A FME, ainda, é responsável pela gestão do Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, do Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, e do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, no bairro Santa Bárbara.
Conquistas e convocações importantes
A FME de Criciúma está entre os 10 municípios catarinenses na classificação geral das competições promovidas pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), sendo elas: Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), Joguinhos Abertos e Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). A FME possui atletas e técnicos com premiações e convocações importantes. Recentemente, o time de futsal masculino de Criciúma conquistou o segundo lugar na Copa Mundo do Futsal Sub-21. A entidade conta, também, com atleta campeão mundial de jiu-jítsu, vice-campeão mundial de xadrez e treinadores convocados para representar o Brasil em competições internacionais.
Apresentações artísticas
Duas apresentações artísticas marcaram a tarde festiva de quinta-feira. A atleta profissional de futebol fresstyle de Siderópolis, parceira da FME, Milena Amabile Marian, apresentou um número com sequência de embaixadinhas e manobras. A aluna da Escola de Tecido Aéreo Júlia Linemburg, parceira da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Isadora Cechinel, encerrou a solenidade com uma apresentação no hall do Ginásio Municipal

Posts relacionados

De olho no futuro

Redação

Em Criciúma, escola destaque em alfabetização recebe reconhecimento do MPSC

Redação

Lançamento da nova programação da Jovem Pan News Criciúma e Tubarão marca nova fase com programação renovada

Redação