Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Postos de trabalho no setor de tecnologia devem crescer 44,3% nos próximos 3 anos

Uma pesquisa de mapeamento de vagas da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) , divulgada terça feira, dia 9 de maio, estima que o setor de tecnologia em Santa Catarina deve superar 100 mil colaboradores até 2025. Atualmente são 76 mil colaboradores que já trabalham no setor e a previsão, segundo a pesquisa, é da demanda de 34 mil novas vagas no setor.

A falta de profissionais qualificados é uma das principais dores das empresas do setor de tecnologia. Melhorar este indicativo é uma das ações da Secretaria da Ciência, Inovação e Tecnologia, através do programa SC Inovadora, lançado em março deste ano pelo Governador Jorginho Melo. “O investimento em capital humano é um dos pilares do programa. Vamos estimular e fomentar o conhecimento, as habilidades e competências de cada indivíduo. Assim o Governo faz seu papel para auxiliar na formação de profissionais qualificados e mais preparados para contribuírem com o desenvolvimento do estado”, destaca o secretário da pasta, Marcelo Fett.

A Secretaria de Inovação vem trabalhando em conjunto com a Secretaria de Educação na criação de um programa de formação de competências técnicas e socioemocionais para a nova economia e assim minimizar este que é um dos grandes gargalos do setor.

A pesquisa da ACATE, com execução do Instituto Mapa, aponta crescimento de 44,3% nos postos de trabalho ofertados pelo setor tecnológico nos próximos 3 anos.

Para Cristiane Iata, gerente de Formação para Profissionais do Futuro e Negócios Inovadores da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, o resultado confirma as oportunidades existentes no setor de tecnologia. “Nossa missão dentro de secretaria é a estruturação de um projeto estadual para formar pessoas para a tecnologia e inseri-las no mercado de trabalho, gerando impacto na vida destas pessoas e no desenvolvimento do estado “, enfatiza.

Participaram da pesquisa 443 empresas das seis mesorregiões do estado. O levantamento foi realizado entre 24 de novembro de 2022 e 07 de fevereiro deste ano.

A demanda por profissionais em tecnologia da informação crescerá, sobretudo, na Grande Florianópolis, onde a previsão é que 18,1 mil novos postos de trabalho sejam criados entre 2023 e 2025. Na sequência aparecem o Vale do Itajaí, com criação de 6,5 mil vagas; o Oeste, com 4,2 mil; o Norte, com 2,2 mil; o Sul, com 2,1 mil, e a Serra, com quase 1 mil. “Estes dados subsidiam o desenvolvimento do projeto de formação de talentos da SCTI, que serão executados de acordo com as demandas regionais”, explica Cristiane.

Dentre as funções mais demandadas pelas empresas entre 2023 e 2025, 42% são para desenvolvedores, o profissional que programa softwares.

Posts relacionados

Plataforma reúne 303 oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência

Redação

Univali abre processo seletivo para profissionais da saúde

Redação

Indústria de SC gera 40,3 mil empregos no ano até maio

Redação