Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

SCGÁS ENTRE AS TRÊS MENORES TARIFAS INDUSTRIAIS DO BRASIL

A companhia atende mais de 350 indústrias e planeja expandir seu alcance para outras 195 até 2029

Após novas atualizações da tarifa do gás natural no Brasil, a SCGÁS se torna a segunda menor tarifa industrial do país para consumo a partir de 10 mil m³/dia e a terceira menor para consumo a partir de 100 mil m³/dia. Os dados se referem ao início de março e são disponibilizados publicamente pelas próprias distribuidoras. A companhia catarinense já é destaque com a menor tarifa para o setor industrial da região Sul.

Atualmente, a SCGÁS atende mais de 350 indústrias e planeja expandir seu alcance para outras 195 até 2029. O setor é o maior consumidor da Companhia, responsável por mais de 80% do consumo de gás natural em Santa Catarina. O diretor-presidente da SCGÁS, Otmar Müller, reforça que garantir o energético de forma cada vez mais acessível e competitiva significa o fortalecimento e a retenção das indústrias no estado.

“Isso, além de consolidar as indústrias, também as incentiva a crescer em Santa Catarina, gerando desenvolvimento para todo o estado”, explica o diretor-presidente.

A companhia fornece também gás natural veicular (GNV) e gás natural para o mercado urbano, que referem-se ao segmento comercial e residencial. Com mais de 1.500 km de rede, a SCGÁS atende cerca de 26 mil catarinenses e está presente em 72 municípios.

RETROSPECTIVA

Em dezembro, a Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) publicou a resolução que atualizou o custo do gás natural e transporte a partir do dia primeiro de janeiro de 2024. No reajuste deste ano, o segmento industrial recebeu uma redução de 8,31%.

No início de 2023, a SCGÁS já havia anunciado uma redução média de -10,84% na tarifa industrial do energético. Em julho, o reajuste foi de -13,5 %. Considerando os reajustes de janeiro e julho de 2023 em conjunto com o de janeiro de 2024, a redução para a indústria totaliza -29,28% no custo do gás. No contexto de todos os segmentos – industrial, automotivo, comercial, residencial – a redução média é próxima de -28% em Santa Catarina.

Gerência de Marketing e Comunicação – SCGÁS

Posts relacionados

Indústria de SC tem saldo positivo de 809 novos empregos em setembro

Redação

Criciúma sedia edição regional do Prêmio Indústria Eficiente 2025

Redação

Indústria catarinense fecha 1,8 mil vagas de emprego em agosto

Redação