Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Artistas de diversos setores lotaram o evento “Coisarada Cultural” em apoio a Marquito e Cláudia Zininha à Prefeitura de Florianópolis  

Profissionais que atuam no cenário artístico em Florianópolis, e também no mercado nacional e internacional, lotaram o espaço do Centro Cultural Wagner Segura, no bairro Santa Mônica, na noite de sexta-feira (27), para levar o apoio à candidatura de Marquito (50) e Cláudia Zininha, candidatos a prefeito e vice à prefeitura da Capital.

A primeira edição do evento foi idealizada pela vice, que é cantora, produtora cultural, pesquisadora e também filha de Cláudio Alvim Barbosa, o Zininho, autor da célebre composição “Rancho de Amor à Ilha”, hino de Florianópolis. A ideia, além de fortalecer a campanha nesta reta final, foi debater o futuro da cidade em relação à cultura e à importância que as diversas manifestações de arte terão na futura gestão, se a chapa for eleita no segundo turno.

Durante o encontro, que começou às 18h e terminou às 22h, os candidatos da majoritária e a vereadores da chapa revezaram-se no microfone com artistas de áreas, como cinema, teatro, música, literatura e artes visuais. Em todas as falas, o consenso é que Florianópolis pode ser um importante pólo de produção cultural, desde que haja incentivo e uma gestão sensível à cultura. Marquito e Cláudia destacaram os inúmeros talentos que há na cidade e também a rica memória de artistas que contribuíram para a história de Florianópolis, que precisa ser preservada.

Música e alegria- Depois do debate, Cláudia, acompanhada do filho Lui Barbosa (violão) e Denise de Castro (piano), puxou a canção “Viva a Natureza” e cantou junto com o público. A música, composta por Zininho, no início da década de 1980, foi jingle da Floram (Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis). Também não faltou “Rancho de Amor à Ilha”, cantado em coro pelos presentes.

 Plano de Marquito e Zininha para a Cultura- Segundo dados recentes do IBGE, a cidade possui a maior proporção de habitantes atuando no setor da cultura no país, com 10,4% dos seus habitantes trabalhando, formal e informalmente, em atividades culturais. Florianópolis é historicamente uma cidade que produz cultura e oferece um espaço aberto para diversas manifestações culturais. No plano de governo de Marquito e Zininha, algumas das propostas previstas para a área são: o aumento do orçamento da Cultura; o fortalecimento do Conselho Municipal de Política Cultural; a ampliação do quadro de servidores da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes; a representatividade em todos os editais e processos seletivos do município; a promoção de políticas de preservação da memória e do patrimônio histórico; e o incentivo a eventos gratuitos e uso dos espaços públicos como praças, parques, calçadões e ruas.

 

foto>divulgação

Posts relacionados

CDL Florianópolis inaugura novo espaço de atendimento no Mercado Público

Redação

Florianópolis recebe Marcha para Jesus neste sábado com expectativa de reunir 50 mil fiéis

Redação

Educando Cidadãos completa ciclo de palestras na Univali com acadêmicos de Florianópolis e Balneário Camboriú

Redação