Blog do Prisco
Destaques

Lideranças de SC mobilizam-se contra suspensão de financiamentos de inovação pela FINEP

O ano mal começou e as empresas de Santa Catarina que investem em pesquisa e inovação foram surpreendidas por uma circular da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, vinculada ao Ministério Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, que suspendeu a submissão de novos projetos de financiamento. Procurado por empresários catarinenses preocupados com o impacto da medida no desenvolvimento regional e estadual, o Governo do Estado de Santa Catarina já articula uma mobilização em Brasília para cobrar a revisão da medida.

A circular MCTI DOCD 03/25, assinada pelo gerente do Departamento de Operações de Crédito Descentralizadas (DOCD), Gustavo da Cruz Barcelos de Souza, traz em sua justificativa para a suspensão de novos aportes, que “o limite de recursos estabelecido para 2025 foi atingido em tempo recorde”.

O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação Marcelo Fett que está a frente da interlocucao entre governo e setor produtivo questiona o argumento e já solicitou audiência com o presidente da FINEP, Celso Pansera, que é natural do Oeste catarinense e atuou como ministro do MCTI entre 2015 e 2016, para levar a cobrança do setor empresarial de Santa Catarina ao Governo Federal. “Vários empresários tanto do setor de tecnologia quanto dos industrial e serviço do Estado foram surpreendidos e estão indignados com a suspensão na análise de novos projetos da FINEP. O governador Jorginho Mello tem feito um esforço muito grande para fomentar a inovação na nossa matriz econômica considerando as regras vigentes e no meio do jogo mudam a regra subitamente. São milhões de reais em investimentos que foram suspensos da noite para o dia. Projetos enquadrados e na fila para contratação foram sumariamente “desenquadrados”.

O secretário contesta a decisão da forma com que foi feita. “Principalmente a justificativa dada é absurda e parece questionar a inteligência do empresário catarinense! Como que o limite projetado para todo 2025 foi atingido em poucos dias do ano? Santa Catarina não vai aceitar isso e vamos em comitiva – governo e setor produtivo – a Brasília sensibilizar o MCTI e a FINEP para reconsiderarem a decisão”, afirma Fett.

Nos bastidores falasse que a justificativa parece servir de pano de fundo a tentativa do Governo Federal de contingenciar recursos para investimentos nas regiões sul e sudeste para distribuir posteriormente para projetos de outras regiões do país já que projetos do sul e sudeste brasileiro lideram o volume liberado pela FINEP nos últimos 2 anos.

Na próxima semana Fett estará em Brasília para audiência no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e visita ao gabinete de parlamentares catarinenses.

Posts relacionados

Abertura de empresas poderá ser feita por WhatsApp em Santa Catarina

Redação

Cobalchini discute soluções sobre taxas dos EUA com Alckmin

Redação

Governo do Estado e Hospital Dona Helena assinam acordo de R$ 40 milhões para modernizar a saúde no Norte do estado

Redação