Blog do Prisco
Destaques

Indústria de SC é a que mais emprega mulheres no país

Dentre os trabalhadores do setor no estado, 33,31% são mulheres; média brasileira é de 25% de mulheres na indústria

A indústria catarinense emprega 301,8 mil mulheres, o equivalente a 33,31% dos trabalhadores do setor em Santa Catarina. O percentual faz do estado o maior empregador de mulheres no setor industrial do país, onde a média é de 25%.

Considerando todas as trabalhadoras de SC, 23,9% estão na indústria. Segundo dados do Observatório FIESC, com base nos últimos dados disponíveis na RAIS, os segmentos que mais empregam mulheres em SC são: têxtil, confecção e calçados, com 62,01% do total de empregados; fármacos, com 53,25%; indústria diversa, com 46,38%; e alimentos e bebidas, com 44,82%.

Para a gerente executiva do IEL/SC, Eliza Coral, a indústria catarinense se destaca pela forte presença de mulheres nos setores que mais empregam, como têxtil, confecções, couro, calçados e alimentício, que tradicionalmente possuem uma maior proporção de mulheres. “Fatores como a estrutura produtiva do estado, políticas de contratação das empresas e possíveis programas de incentivo à igualdade de gênero podem contribuir para esse resultado”, explica.

Considerando as trabalhadoras da indústria em todo o país, o setor de alimentos e bebidas lidera, com 23,7% do total de vagas ocupadas por mulheres. O segmento têxtil, confecções, couro e calçados vem na sequência, com 22,5%, seguido do setor da construção, com 10,96%.

Faixa etária
Entre as colaboradoras da indústria catarinense, 33,5% têm entre 18 e 29 anos; 28,5% estão na faixa etária dos 30 a 39 anos e 22,4% têm entre 40 e 49 anos.

No Brasil, as mulheres entre 18 e 29 anos são 30,7% da força de trabalho feminina na indústria, enquanto que as que estão na faixa etária dos 30 aos 39 anos são 29,67% e 24,12% tem entre 40 e 49 anos.

Confira alguns cases de mulheres que estão fazendo carreira na indústria:
Setor Têxtil – Marlisa Silva, da Altenburg

Construção Civil – Stephane Domeneghini, da Talls Solutions, do Grupo FG

Setor de alimentos – Maria Rosa Bonfanti, da JBS 
foto>Freepik, divulgação

Posts relacionados

Conselhos mostram o poder transformador do Imposto de Renda em Jaraguá do Sul

Redação

Indústria de SC tem saldo positivo de 809 novos empregos em setembro

Redação

Programa social de SC formará mais de 700 jovens em cursos profissionalizantes

Redação