Blog do Prisco
Destaques

Blumenau avança como cidade inteligente com projeto de usina de reciclagem

Parceria entre Samae e Cimvi prevê troca de conhecimentos, estudo e projeto para criar Central de Valorização de Resíduos

Foto: Divulgação/Cimvi

Blumenau está dando um passo importante para se tornar uma cidade mais inteligente e sustentável. Nesta semana, o Samae firmou um convênio com o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) para tirar do papel um projeto que pode mudar a forma como a cidade cuida do lixo que produz.

Atualmente, o Cimvi é referência na gestão de resíduos e responsável pela Central de Valorização de Resíduos de Timbó, atendendo atualmente nove cidades. Essa parceria prevê a criação de uma Central de Valorização de Resíduos (CVR) em Blumenau, que vai permitir o reaproveitamento de praticamente todo o lixo coletado na cidade — algo fundamental para o futuro sustentável que a atual gestão defende.

Com apoio técnico do Consórcio, o Samae vai desenvolver estudos e implantar uma nova usina no bairro Salto do Norte, com foco na transformação de lixo em blocos de concreto, meio-fios e outros materiais reutilizáveis pela prefeitura ou por outros órgãos públicos. A iniciativa também prevê o aproveitamento do lixo orgânico para a geração de energia e produção de matéria-prima destinada a parques e obras, enquanto os recicláveis serão separados por cooperativas credenciadas que atuarão diretamente na usina, o que deve gerar mais renda, proporcionar melhores condições de trabalho para os catadores e reduzir drasticamente o envio de resíduos ao aterro sanitário, visando zerar a médio prazo.

Para o prefeito Egidio Ferrari, essa iniciativa mostra que é possível pensar no futuro com responsabilidade e inovação. “Nos comprometemos a construir uma Blumenau inteligente e sustentável. Cuidar bem do lixo que produzimos é parte fundamental desse processo. Essa usina representa um avanço concreto na forma como tratamos o meio ambiente, a economia e as pessoas”, afirmou o prefeito.

“O que hoje vai para o lixo, amanhã poderá virar economia para o município e dignidade para quem vive da reciclagem”, destacou o diretor-presidente do Samae, Alexandre de Vargas. Segundo ele, o dinheiro que será gerado com o reaproveitamento dos resíduos pode até ajudar a evitar aumentos na tarifa de coleta.

Com essa iniciativa, Blumenau se aproxima cada vez mais de ser uma cidade inteligente de verdade — que cuida das pessoas, do meio ambiente e do futuro.

Posts relacionados

Prefeito Jair Franzner comanda reunião do Conselho Pró-Jaraguá

Redação

Presidente da Câmara de Blumenau manda moção de repúdio ao presidente Lula

Redação

MDB-SC promove encontro com regionais de Itajaí, de Brusque e de Blumenau

Redação