Iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo impulsionar empresas inovadoras de SC
Em mais um movimento estratégico para fortalecer o ecossistema de inovação em Santa Catarina, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Agência de Fomento do Estado (Badesc) anunciam o início da operacionalização do Pronampe Inovação. A nova linha de crédito é voltada exclusivamente para micro e pequenas empresas que atuam com inovação em seus modelos de negócios, produtos ou serviços.
Para o governador Jorginho Mello, Santa Catarina reafirma seu compromisso com a inovação ao lançar o Pronampe Inovação. “É uma iniciativa que fortalece nosso ecossistema de inovação. O empreendedor é quem impulsiona o desenvolvimento econômico do nosso Estado, e isso tá no nosso jeito catarinense. E a nova geração de Santa Catarina está fazendo esse impulso acontecer nas empresas de tecnologia”.
“Este programa é mais do que uma linha de crédito; é um investimento no futuro das micro e pequenas empresas catarinenses, que são a base da nossa economia e da geração de empregos qualificados”, destaca o secretário estadual, Marcelo Fett.
O presidente do Badesc, Ari Rabaiolli, destacou a importância da iniciativa para fomentar o crescimento econômico do Estado. “Santa Catarina é referência nacional em inovação, e, como Agência de Fomento, temos o compromisso de apoiar e impulsionar esse movimento. Essa linha de crédito especial é um investimento no futuro econômico do nosso Estado”.
Com valores que variam de R$ 20 mil a R$ 250 mil, o Pronampe Inovação oferece condições especiais de financiamento. O juro é de 1,66% ao mês, mas 50% dessa taxa será paga pelo Governo do Estado, resultando em uma taxa efetiva de apenas 0,83% ao mês para aquelas empresas que mantiverem os pagamentos em dia.
O prazo total do financiamento é de até 48 meses, com 12 meses de carência e condições acessíveis para empresas catarinenses que comprovem atuação inovadora, seja por cláusula contratual ou enquadramento no regime Inova Simples. A operacionalização será realizada por meio de cooperativas de crédito parceiras, como Ailos, Sicoob, Sicredi, Cresol, entre outras.
Mais informações sobre o Pronampe Inovação podem ser obtidas diretamente na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) ou nas cooperativas de crédito participantes.