Blog do Prisco
Destaques

Deputada Daniela Reinehr assina requerimento para criação da CPI do INSS

Parlamentar cobra apuração rigorosa e reforça compromisso com a defesa dos aposentados e pensionistas lesados por fraudes bilionárias

A Deputada Federal Daniela Reinehr assinou, nesta segunda-feira (28), o requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), com o objetivo de apurar responsabilidades no esquema bilionário de fraudes que prejudicou aposentados e pensionistas, conforme investigação da Polícia Federal realizada na última semana. Os desvios podem ultrapassar R$ 6,3 bilhões.

São necessárias 171 assinaturas para o pedido de instalação da CPI, articulado pela oposição ao governo na Câmara dos Deputados. Igualmente, é elaborado requerimento para convocar autoridades centrais, como o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a fim de prestar esclarecimentos formais sobre o caso nos colegiados da Câmara.

“É inaceitável que aqueles que deveriam proteger o trabalhador brasileiro tenham traído sua confiança. Nosso compromisso é com a verdade, com a justiça e com a defesa do povo. Vamos apurar todos os fatos e responsabilizar quem cometeu irregularidades”, destacou a deputada federal Daniela Reinehr.

Segundo o autor do requerimento, deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), será seguido o caminho das investigações conduzidas pela Polícia Federal, que apontam o envolvimento de 11 sindicatos, além do ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Esquema bilionário no INSS: o que revelou a PF

Na última quarta-feira (23), a Polícia Federal deflagrou uma operação para desmantelar um esquema bilionário de fraudes envolvendo o INSS. A operação investiga descontos indevidos em benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões, e cumpriu 211 mandados de busca e apreensão.

Como consequência, a Justiça determinou o afastamento de Alessandro Stefanutto, então presidente do INSS, que foi exonerado horas depois. Também foram afastados outros três dirigentes da Previdência Social e o chefe da Procuradoria Federal especializada do INSS, além de um agente da própria Polícia Federal.

Posts relacionados

Único deputado catarinense na CPMI do INSS, Zé Trovão protocolou 58 requerimentos

Redação

Carol De Toni propõe CPI dos Correios para investigar má gestão e prejuízos bilionários

Redação

Indicado de Lula ao STF blinda irmão de Lula no assalto aos velhinhos

Redação