Blog do Prisco
Manchete

Manobra para mudar o nome do campus da UFSC

Primeiro reitor e idealizador do Campus, Professor João David Ferreira Lima, merece, sim, mais homenagens

A respeito da tentativa de mudança do nome do Campus da Universidade Federal de Santa Catarina, que está na pauta do Conselho Universitário da UFSC, o Movimento Floripa Sustentável vem a público divulgar o seguinte manifesto.

“O Movimento Floripa Sustentável, que é integrado por 45 entidades representativas da comunidade catarinense, vem a público manifestar sua profunda indignação diante da tentativa, equivocada e oportunista, de retirar o nome do Professor João David Ferreira Lima da denominação oficial do Campus Universitário da UFSC de Florianópolis.
Essa iniciativa, que está em processo no Conselho Universitário (CUn), não se fundamenta em um debate democrático e transparente com a comunidade acadêmica e nem com a sociedade que sustenta e apoia a UFSC há mais de seis décadas.
A suposta motivação para a proposta se baseia em interpretações frágeis e desconexas dos fatos históricos. Conforme reconhecem especialistas, não há evidências concretas de que o Professor João David Ferreira Lima tenha participado de ações persecutórias no período da ditadura ou tenha se beneficiado pessoalmente das estruturas autoritárias vigentes então. Ao contrário, como tantos brasileiros daquele período sombrio, atuava sob forte coerção e vigilância.
Causa espanto que, após anos de reconhecimento institucional ao legado do Professor João David Ferreira Lima – primeiro Reitor da UFSC, idealizador do campus universitário e figura central na consolidação da universidade como centro de excelência –, tente-se agora apagar sua memória com base em argumentos inconsistentes.
O Movimento Floripa Sustentável considera inaceitável qualquer medida que busque deslegitimar conquistas históricas da UFSC e seu compromisso com a memória de figuras que, apesar das circunstâncias adversas de sua época, dedicaram-se à construção do saber, da democracia e da educação pública de qualidade em Santa Catarina.
Reafirmamos, assim, nossa total oposição à proposta de alteração do nome do Campus Universitário da UFSC de Florianópolis e conclamamos os conselheiros do CUn a rejeitarem essa medida, em respeito à história da instituição, à verdade dos fatos e à sociedade catarinense que reconhece no Professor João David Ferreira Lima um pilar fundador de nossa Universidade.”

FLORIPA SUSTENTÁVEL
45 ENTIDADES DA COMUNIDADE CATARINENSE

Posts relacionados

Decisão de juiz sobre Marina gera revolta

Redação

Paralisação do licenciamento do Parque e Marina Beira Mar Norte

Redação

O lançamento do livro “UFSC: em nome da verdade”

Redação