Blog do Prisco
Destaques

SENAR Nacional apresenta as perspectivas do setor rural sob a ótica da capacitação e inovação em evento da FAESC

As perspectivas do setor rural sob a ótica da capacitação e inovação foram o foco da palestra ministrada pelo diretor geral do Senar (Administração Central), Daniel Klüppel Carrara, durante o Seminário Estadual de Líderes Rurais da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), realizado na última sexta-feira (09), em Florianópolis. O evento reuniu dirigentes sindicais, lideranças do Sistema Faesc/Senar, do Sebrae Santa Catarina e Nacional, além de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, do Governo do Estado, especialistas, técnicos e outros profissionais do setor.

A programação teve início com explanação do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, que destacou a relevância do encontro como espaço para disseminar conhecimento, alinhar diretrizes, anunciar projetos transformadores para o meio rural e impulsionar a cultura de inovação no campo. “Com essa valiosa programação preparamos nossas lideranças com conhecimentos para uma gestão eficiente aliada à implementação de tecnologia e inovação – iniciativas fundamentais para aumentar a competitividade do agronegócio”, afirmou Pedrozo.

CAPACITAÇÃO E INOVAÇÃO

Durante sua apresentação, Carrara reforçou que a missão do Senar é promover a Formação Profissional e a Promoção Social do campo. Segundo ele, isso inclui tudo o que visa aperfeiçoar o desenvolvimento profissional e a força de trabalho no campo. Mas também cabe gestão, transferência de tecnologia, ações de promoção social com ações voltadas à saúde e ao bem-estar das famílias do campo. “Tudo o que vem da base nós tratamos no Seminário”, afirmou.

Carrara explicou que as demandas apresentadas pelos produtores rurais aos Sindicatos devem ser encaminhadas ao Senar, que as transforma em ações estratégicas por meio de projetos e programas estruturados. “Esses programas visam melhorias da mão de obra, da capacidade de trabalho e da qualidade de vida das famílias, mas principalmente, a transferência da tecnologia com garantia de renda. Esse é o grande objetivo do Senar hoje: garantir que o produtor rural tenha renda dentro da propriedade e, assim, assegure qualidade de vida para si e sua família”, destacou.

INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

O diretor geral do Senar Nacional ressaltou, ainda, que a instituição tem investido fortemente na transferência de tecnologia e na promoção da inovação no campo, sempre com o foco na sustentabilidade e na rentabilidade do produtor.

Ele também frisou o papel fundamental dos Sindicatos Rurais, que são a principal estrutura de base para atender um país com extensa dimensão territorial. “São 2.000 Sindicatos em todo o Brasil – 90 deles em Santa Catarina. Eles representam a CNA, o Senar e as federações junto ao produtor rural. São a caixa de recepção das demandas e também o canal de retorno com as soluções”, afirmou.

SEMINÁRIO DE LÍDERES

Carrara elogiou a iniciativa da Faesc, comandada pelo presidente Pedrozo, que realiza o Seminário de Líderes Rurais anualmente, o que oportuniza aproximar o Senar, como uma instituição de educação, dos Sindicatos que são os executores na ponta. “Aqui em Santa Catarina isso é feito com esmero e excelência até mesmo pela qualidade dos produtores e das lideranças que os representam. Foi uma satisfação compartilhar a história do nosso Sistema e apresentar as ferramentas disponíveis para os Sindicatos atenderem melhor seus associados”, completou.

PARCERIAS CONSOLIDADAS

O diretor do Senar também destacou a forte presença do Sebrae Nacional e de Santa Catarina no evento, reforçando a parceria entre as instituições. “O Dr. Pedrozo, como presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, tem feito um trabalho exemplar, apoiando o presidente da CNA, Dr. João Martins, nas decisões estratégicas em Brasília e fortalecendo essa interlocução entre duas grandes redes – o Sebrae e o Senar – em benefício do produtor rural”.

A programação contou com assinatura de importantes projetos entre Sistema Faesc/Senar, Sebrae/SC e Governo do Estado de SC, bem como assinatura de Convenções Coletivas entre Faesc e Fetaesc e Assembleia Geral Ordinária.

PRODUZIR E PRESERVAR

O evento também contou com palestra do ex-pesquisador da EMBRAPA, Evaristo de Miranda (destaque de outra matéria), que abordou o tema “Produzir e Preservar: o futuro e as perspectivas do agronegócio brasileiro”.

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Após o Seminário de Líderes Rurais ocorreu a Assembleia Geral Ordinária da Faesc, com aprovação de todos os itens da pauta. Comandada pelo presidente Pedrozo, a AGO contou com a participação do vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson José Argenton Pedrozo; do vice-presidente de Secretaria, Enori Barbieri; do vice-presidente de finanças da Faesc, Antônio Marcos Pagani de Souza; e do superintendente do Senar Santa Catarina, Gilmar Antônio Zanluchi. Todos participaram também do Seminário de Líderes Rurais.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Posts relacionados

Faesc defende constitucionalidade do Código Ambiental de SC e condena ação da PGR

Redação

Divulgado 6º resultado parcial dos Leilões em SC

Redação

FAESC orienta produtores a conferirem propostas do Sistema CNA para o Plano Safra 2025/2026

Redação