Os Progressistas seguem firmes no propósito de ouvir as bases partidárias para montar sua indicação de deputados federais, estaduais e majoritários para as eleições de 2026. Neste final de semana, foi uma vez que o Oeste catarinense recebeu encontros estratégicos da sigla, realizados em Maravilha e Xanxerê.
Na abertura das reuniões de trabalho, o presidente estadual dos Progressistas, Leodegar Tiscoski, destacou o planejamento do partido para 2026, que passa pelo fortalecimento regional das candidaturas. “Estamos rodando o estado, dialogando com transparência e construindo uma relação forte de lideranças. O momento é de união e de pensar no partido. Com o surgimento da federação com a União Brasil, passamos a ser a maior força política brasileira e seremos decisivos tanto na eleição nacional, quanto na estadual”, explicou o presidente.
Participaram dos encontros o senador Esperidião Amin, além de prefeitos, vereadores e lideranças históricas do partido, como Doílio Domingos Moschetta, ex-prefeito de Xanxerê e figura emblemática na política local, e Santos Zilli, ex-prefeito de Novo Horizonte. “Estamos vivendo um momento exuberante, muito positivo para os Progressistas com o advento da federação. Passamos a ter mais peso e também mais responsabilidade. O debate que realizamos em Maravilha e Xanxerê foi para discutirmos justamente essas responsabilidades nas eleições do ano que vem. Acima de tudo, queremos conclamar todas as regiões de Santa Catarina a apresentar candidaturas de mulheres, de jovens — tanto para deputado estadual, quanto federal — além de nomes para a chapa majoritária anunciada”, destacou Amin, que também investimentos para a saúde da região.
O prefeito de Maravilha e presidente estadual dos Jovens Progressistas, Vinícius Ventura, elogiou a iniciativa de ouvir os municípios e fortalecer o vínculo com as bases. Além de Maravilha e Xanxerê, os eventos do partido já passaram por regiões de Joaçaba, Lages, Blumenau, Brusque, Itajaí, Jaraguá do Sul e Joinville. “Ainda iremos ao Planalto Norte e ao Sul catarinense. Com a liderança do presidente Leodegar, seguiremos percorrendo o estado e construindo um partido ainda mais forte. O PP buscará candidaturas relevantes em todas as áreas com maior representatividade considerando o quociente eleitoral”, enfatizou Aldo Rosa, secretário-geral do partido.
*De volta ao PP*
O evento em Xanxerê também foi marcado por atos de filiação. Entre elas a de Celso Mattiolo, empresário do agronegócio que retorna aos Progressistas para fortalecer o partido na região.