Blog do Prisco
Destaques

Brusque realiza primeiro workshop voltado ao fortalecimento do turismo local

Encontro reuniu empresários de diversos segmentos, ligados ao trade turístico

Com o objetivo de integrar o setor empresarial à construção de políticas públicas para o turismo, a Fundação Municipal de Turismo de Brusque (Fumtur) promoveu nesta quarta-feira (25), o 1º Workshop “Turismo e Desenvolvimento”. O evento, realizado no auditório da Uniasselvi, reuniu empresários e representantes do trade turístico local – como hotéis, agências, restaurantes, cafés, guias e operadores.

A atividade integra as ações do Plano Regional de Turismo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), ao qual Brusque aderiu recentemente. O plano será construído nos próximos oito meses e resultará em um relatório de inteligência turística para embasar o planejamento do setor a partir de 2026.

A palestra do workshop foi conduzida pelo consultor do CIMVI, Eduardo Mielke, doutor em Gestão, Planejamento e Desenvolvimento Turístico Sustentável, que reforçou a importância da articulação entre o setor público e a iniciativa privada para consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento.

“Brusque passa a fazer parte de um movimento regional, onde o turismo deixa de ser apenas um discurso e passa a ser tratado como estratégia econômica. A cidade já tem vocações claras, como o polo têxtil, mas é preciso estruturar essa base de forma organizada. O que estamos iniciando aqui é um processo de longo prazo, baseado em parceria, confiança e planejamento. Nosso objetivo é dar um ‘voo de águia’ no turismo brusquense”, destacou Mielke.

A diretora-geral da Fundação Municipal de Turismo de Brusque, Juliana da Silva, ressaltou a participação ativa do setor hoteleiro e demais representantes da cadeia produtiva do turismo no encontro. Segundo ela, a cidade inicia uma nova fase no setor. “Estamos trabalhando para que o brusquense reconheça Brusque como um destino turístico, e para que os empresários estejam preparados para receber esse visitante. Agora, com o apoio técnico do CIMVI, vamos criar grupos de trabalho com o setor privado e avançar na construção de estratégias que fortaleçam a imagem e o potencial da cidade”, afirmou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Brusque, Valdir Walendowski, a mobilização em torno do workshop marca o início de uma gestão mais ativa do turismo no município. “É uma mudança de postura. A prefeitura está se aproximando do empresariado para juntos construirmos soluções. O turismo movimenta a economia, gera emprego e visibilidade, e Brusque tem muito a oferecer. Esse é apenas o começo de uma caminhada importante”, avaliou.

Próximos passos

Com o workshop, Brusque inicia a primeira das três etapas de construção do plano regional de turismo. O município também passará a integrar reuniões técnicas com outros municípios do CIMVI e formará grupos de trabalho locais para identificar vocações, estruturar rotas e qualificar os serviços turísticos.

Posts relacionados

Feirão de Empregos 2026 será realizado em março com expectativa de novas contratações

Redação

Prefeitura publica Relatórios Parciais de Avaliação do segundo mandato da gestão de André Vechi

Redação

Representantes de Brusque cumprem agenda institucional em Florianópolis

Redação