Blog do Prisco
Destaques

Inscrições para os programas Universidade Gratuita e Fumdesc estão abertas

Foto: Marco Favero/Arquivo/Secom

Os programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc), do Governo de Santa Catarina, estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025. Os estudantes interessados em concorrer a uma vaga podem realizar suas inscrições a partir desta segunda-feira, 7.

O primeiro passo é fazer o cadastro no sistema e entregar os documentos comprobatórios para as instituições universitárias para análise e validação. Os estudantes terão até 17 de julho, às 19h, para finalizarem as inscrições.

A etapa seguinte já inicia no dia 18 de julho. Nesta fase, serão liberadas as consultas e impressão de cadastros aos estudantes. Caso haja necessidade de alterações ou correções dos dados informados na inscrição, os estudantes poderão fazê-las entre os dias 29 e 31 de julho, até as 19h.

Em caso de concessão, o estudante receberá um e-mail informando a homologação do benefício realizado pela instituição e deve realizar o Aceite do Contrato de Assistência Financeira Estudantil (CAFE). Depois da assinatura do CAFE por parte da Secretaria Estadual de Educação (SED), o aluno receberá outro e-mail para que realize a assinatura dos recibos. Importante destacar que, se alguma das medidas não for cumprida nesta etapa, há risco de perda do benefício.

“O Universidade Gratuita é a maior política educacional da história de do estado e já abrange 54% dos estudantes das instituições comunitárias de Santa Catarina. O objetivo do programa é garantir que estudantes de escolas estaduais possam acessar o ensino superior e está aberta mais uma oportunidade para que esse público possa concorrer ao benefício”, afirma a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Nova ferramenta

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) de Santa Catarina desenvolveu uma nova ferramenta que vai permitir a identificação de possíveis inconsistências nos dados de estudantes inscritos nos programas Universidade Gratuita e Fumdesc em menos de 24 horas. A tecnologia foi elaborada pela Diretoria de Tecnologia e Informação Estratégica da CGE e será aplicada pela SED já no segundo semestre de 2025.

“Estamos dando um salto de qualidade no controle preventivo. A tecnologia desenvolvida pela nossa equipe permite que as informações sejam analisadas com agilidade, buscando fortalecer a integridade do programa”, afirmou o controlador-geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento.

A solução utiliza bases de dados e critérios técnicos para apontar, de forma automatizada, indícios que podem ser confirmados ou descartados pelas equipes da SED em análise própria. O objetivo é prevenir inconsistências e que os estudantes que atendam aos critérios estabelecidos recebam o benefício.

Mais de 50 mil beneficiados

Atualmente, mais de 50 mil estudantes de instituições comunitárias e privadas catarinenses cursam a graduação com o apoio dos programas do Governo de Santa Catarina. Do total de contemplados, 82% são estudantes que realizaram o ensino médio em escolas públicas estaduais.

Outro dado importante que evidencia a oportunidade criada pelos programas é o número de estudantes que conciliam a formação com uma jornada de trabalho. Entre todos os contemplados, 85% faz esse esforço duplo de estudar e trabalhar para garantir um futuro melhor na carreira.

Em apenas dois anos, as iniciativas do Governo do Estado já beneficiam 54% dos matriculados em cursos presenciais nas universidades comunitárias e 32% nas instituições de ensino superior privadas no estado. São alunos com renda média de R$ 2.256,40, no caso do Universidade Gratuita, e de R$ 2.022,78, no Fumdesc. O objetivo é garantir que esses estudantes tenham acesso ao ensino superior, chegando a mais 70 mil contemplados em 2026.

Outras novidades nos programas

Para este semestre, a Secretaria de Estado da Educação lançou um simulador de Índice de Carência (IC) online para os estudantes interessados em concorrer a vagas no Universidade Gratuita e no Fumdesc. Na prática, a novidade permite ao aluno prever a elegibilidade para os programas com base nos critérios definidos para concorrer aos benefícios.

Os editais do Universidade Gratuita e do Fumdesc também passaram a ser publicados mais cedo. Além disso, a partir de agora, as renovações, as inscrições e concessões serão realizadas antes do início das aulas. O cronograma, os critérios para cadastramento e requisitos para participar do processo de concessão estão disponíveis nos sites dos programas.

Posts relacionados

Indústrias de SC participam de rodadas de negócio na Colômbia nesta terça

Redação

CNH Emprego na Pista: programa do Governo do Estado leva qualificação e dignidade a motofretistas no Vale do Itajaí

Redação

A realidade do emprego formal contrasta com a mentira governista

Redação