A vice-governadora Marilisa Boehm trouxe duas notícias para Santa Catarina da sua passagem pelo Rio de Janeiro. Além de um Memorando de Cooperação com o Cazaquistão, para possibilitar intercâmbios nos setores agroindustrial, tecnológico, cultural, educação, serviços públicos e comércio, ela teve a confirmação sobre a vinda de investidores chineses para o Estado na próxima quinta-feira.
Foram 20 empresários que participaram do encontro organizado na noite do último domingo pela frente parlamentar ProSul para a cúpula dos BRICS na capital carioca. O objetivo dos chinenses é entender detalhadamente os potenciais do Estado. Para a vice-governadora e para a secretária de Articulação Naciona, Vânia Franco, a comitiva afirmou que a ideia é conhecer a logística catarinense, com o objetivo de tornar Santa Catarina como a porta de entrada dos produtos chineses no Brasil e na América do Sul.
Aos empresários, a vice-governadora citou a forte vocação logística do Estado e que Santa Catarina é uma economia aberta ao mundo. Ela relatou ainda a qualidade da mão de obra local, a diversidade produtiva, a capacidade de inovação e a ampla força no agronegócio existentes em território catarinense.