Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Desafios, dinâmicas de liderança e planos de ação marcaram o 1º Encontro da sexta edição do Programa CNA Jovem em SC

Programação contou com a inspiradora apresentação do presidente José Zeferino Pedrozo, que compartilhou sua bem-sucedida trajetória de liderança no agro.

No último fim de semana (06 e 07), Florianópolis se transformou no ponto de encontro de 30 jovens com espírito de liderança e paixão pelo agro. Vindos de todas as regiões de Santa Catarina, eles participaram do 1º Encontro Estadual da 6ª Edição do Programa CNA Jovem, promovido pelo Sistema CNA/Senar, em parceria com o Sistema Faesc/Senar e Sindicatos Rurais.

Durante dois dias intensos de programação, os participantes — com idades entre 20 e 30 anos — desenvolveram atividades que estimulam o protagonismo e preparam o caminho para a formação de novas lideranças no campo.

Na abertura do evento, o vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, destacou o orgulho em representar o presidente José Zeferino Pedrozo em mais uma turma desse programa transformador idealizado pelo Sistema CNA/Senar. “Com essa iniciativa, reafirmamos o compromisso de Santa Catarina com a formação de líderes que conduzirão o futuro do nosso agro. Os presidentes dos Sindicatos Rurais e suas equipes merecem todo o reconhecimento, pois são eles que, na base, fazem a diferença ao promover o desenvolvimento dos produtores e incentivar o engrandecimento de novas lideranças para o campo.”

Clemerson Pedrozo também ressaltou o papel do CNA Jovem para a construção de uma base sólida de conhecimento. Ele, ainda, pontuou a relevância da sucessão rural, especialmente no contexto catarinense. “Nosso estado é marcado por pequenas propriedades, mas com grandes resultados. A força do cooperativismo e do associativismo faz com que os produtores alcancem escala e conquistem mercados. Para que isso continue, é fundamental que haja sucessores preparados. Santa Catarina representa apenas 1,12% do território nacional, mas é líder na produção de inúmeros alimentos. Precisamos garantir que o protagonismo do nosso agro seja mantido pelas futuras gerações”.

O encontro foi conduzido pela coordenadora estadual do Programa Francine Iagher,pelos instrutores estaduais Erno Menzel e Fernando Schneider, com participação ativa do consultor da CNA, Nilmar Paul, e da assessora técnica Luiza de Araújo Verdi. O grupo propôs desafios práticos relacionados a dificuldades enfrentadas pelo Sistema, convidando os jovens a criarem soluções inovadoras e colaborativas.

O sábado também contou com a palestra “Os desafios do agro”, ministrada por Diego Hemkemeier Silva, instrutor do Senar, além de apresentação da nova metodologia do Programa com o consultor da CNA, Ricardo Titericz.

Já no domingo os jovens refinaram suas propostas, entregaram os resultados, apresentaram soluções, realizaram dinâmicas de liderança e traçaram planos de ação — etapas que compõem o chamado “Álbum de Viagem”, um projeto formado por uma verdadeira jornada de formação de líderes.

Além dos instrutores e organizadores, também participaram da programação no segundo dia a coordenadora dos cursos técnicos em SC, Katia Zanela, a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, e o mentor do Programa CNA Jovem, Marcus Rocha.

LIDERANÇAS EM DESTAQUE

Durante sua participação na abertura do segundo dia de evento, o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, compartilhou uma mensagem inspiradora com os jovens, destacando os desafios e a importância da preparação para as futuras lideranças. Ele ressaltou que o futuro do setor depende diretamente dos jovens e que é essencial que estejam prontos para assumir esse protagonismo.

Zanluchi também falou com orgulho sobre sua trajetória como produtor rural, revelando sua dedicação à atividade. Ele enfatizou o quanto o agronegócio tem evoluído com o avanço das tecnologias no campo e como essas inovações estão transformando a maneira de produzir com mais eficiência e sustentabilidade.  “O campo precisa de jovens preparados, com coragem para inovar e liderar. O futuro está nas mãos de vocês”, frisou.

Na sequência, os 30 participantes de SC tiveram a oportunidade de conhecer a bem-sucedida trajetória do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, que compartilhou cada etapa de sua vida e liderança no agro. Com simplicidade, sabedoria e firmeza, Pedrozo falou sobre os desafios e conquistas ao longo dos anos, mostrando como a dedicação, o trabalho com honestidade e a visão de futuro moldaram sua caminhada. “Vocês são o futuro do agro e é nosso papel apoiá-los e oferecer oportunidades para que se desenvolvam e, futuramente, também possam inspirar as gerações seguintes.”

Clemerson Pedrozo fez questão de enfatizar o legado do presidente, ressaltando que Zezo, como é carinhosamente conhecido, se destaca pela capacidade de inovar, pela coragem para tomar decisões e pela disposição incansável em seguir avançando.

Os expressivos resultados do encontro foram reconhecidos pela coordenadora do CNA Jovem, Francine Iagher, que destacou o engajamento dos participantes e a qualidade das soluções apresentadas. “Os jovens participaram dos desafios com seriedade, trabalharam em equipe e apresentaram propostas que demonstram visão estratégica e conexão com a realidade do campo catarinense.”