O senador Esperidião Amin entrou em contato telefônico nesta quinta-feira (10), com o presidente da Comissões Exteriores e Defesa Naciona do Senado Federal, senador Nelsinho Trad, solicitando uma audiência da comissão para tratar do assunto “tarifaço”. Isso porque semana que vem é a última semana antes do recesso parlamentar e, segundo Amin, os parlamentares não podem se omitir diante do atual cenário.
“Acabo de falar com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Nelsinho Trad, e se tudo correr bem, realizaremos na próxima semana uma audiência pública da comissão com representantes do Itamaraty, se possível, com vice-presidente da República, Ministro da Indústria e Comércio, e outras autoridades federais, para primeiro, pedir que haja realmente um diálogo racional cooperativo, no sentido de reduzir esse dramático anúncio de um tarifaço de 50% para as exportações do Brasil para o Estados Unidos”, disse Amin.
PREJUÍZO PARA SANTA CATARINA
“Não preciso dizer o quanto isso é importante, tendo como foco empregos, desenvolvimento econômico, para o nosso país e para Santa Catarina, até porque o nosso principal parceiro internacional são os Estados Unidos. Temos um comércio que implica produtos com valor agregado, produtos da indústria mais sofisticada, e temos que cuidar dos nossos interesses”.
APOIO DAS FEDERAÇÕES
Estou pedindo também a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Federação da Agricultura, no plano estadual e também no plano nacional, sugestões do que podemos fazer pra ajudar a construir este diálogo positivo.
ESQUECER “PICUINHA POLÍTICA
“O que tinha para destilar de política, de ressentimentos já foi, agora, racionalidade e interesse público, manutenção de emprego, mais segurança para quem empreende, especialmente pra quem participa desse jogo difícil que é o comércio exterior”.