Os deputados Padre Pedro Baldissera e Neodi Saretta (D) vão se reunir nesta segunda-feira (14) com os também deputados Luciane Carminatti e Fabiano da Luz para propor um acordo que garanta a unidade do PT no encerramento do Processo de Eleição Direta (PED) do partido. Conforme a proposta, Luciane e Fabiano, que disputam a presidência estadual no segundo turno, vão compartilhar o comando do partido nos próximos quatro anos, dois anos cada, e compor a direção da gestão com a inclusão de todas as forças e correntes internas.
” Esse acordo, que levaremos à Luciane e ao Fabiano, tem como objetivo fundamental garantir a unidade partidária, com o compartilhamento do comando em dois períodos, de dois anos para cada um deles, e a não realização do segundo turno. A proposta também pressupõe compartilhar as responsabilidades partidárias entre todas as forças internas e o fortalecimento do projeto do PT para as eleições gerais de 2026″, explicou Padre Pedro, que foi o terceiro colocado no primeiro turno do PED, realizado no último dia 6.
A proposta de unidade que compartilha o comando do PT catarinense nos próximos quatro anos tem foco nas eleições de 2026, quando o partido será unido e coeso para garantir a reeleição do presidente Lula, eleger o governo de Santa Catarina e o maior número possível de parlamentares federais e estaduais. A direção executiva estadual será composta também por acordo, considerando a proporcionalidade das votações, contemplando todas as correntes internacionais.
“ Um gesto de responsabilidade para unificar o PT diante dos desafios da conjuntura nacional e estadual, fortalecendo o projeto de reeleição do presidente Lula, e construir uma chapa forte e consistente para a disputa do governo do estado e do senado em 2026. E a executiva estadual também seria composta por acordo, contemplando todas as correntes internas”, disse o deputado Neodi Saretta. O atual presidente do partido Décio Lima, presidente nacional do Sebrae, também divulgou a proposta.
Foto: Agência AL