O senador Esperidião Amin vai integrar a comitiva que vai negociar a taxação de 50% com representantes do Congresso dos Estados Unidos.
A viagem para Washington está prevista para a última semana de julho. Entre as iniciativas previstas estão foco no diálogo político, defesa dos interesses estratégicos do Brasil em temas como comércio exterior, investimentos, cadeias produtivas, agricultura e segurança jurídica. A iniciativa da criação desse grupo do Senado partiu do senador Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores, onde Esperidião Amin é membro.
— A iniciativa do senador Nelsinho Trad é uma iniciativa que vem ao encontro do interesse do Brasil, que precisa e deve, com paciência, com persistência, com determinação, iluminar esta questão das relações comerciais Brasil–Estados Unidos, fruto de uma amizade de 200 anos. Estamos entrando no ano 201 de relação cordial com os Estados Unidos da América. Portanto, quanto mais nós iluminarmos os números, a composição da pauta de exportação de ambos os países e, consequentemente, a de importação, iluminarmos os números oficiais – destacou Amin.