Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Minoria denuncia ao TCU pagamentos milionários e falta de transparência na AGU

 

A deputada federal Carol De Toni (PL-SC), líder da Minoria na Câmara dos Deputados, protocolou nesta quinta-feira (17) uma representação junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para que sejam investigadas possíveis irregularidades em pagamentos milionários feitos a membros da Advocacia-Geral da União (AGU). Os valores, segundo reportagem da imprensa, chegam a ultrapassar R$ 500 mil em um único mês por servidor, com indícios de burla ao teto constitucional de remuneração e falta de transparência no uso de dinheiro público.

Além da representação ao TCU, a Minoria também protocolou um Requerimento de Informação direcionado ao Advogado-Geral da União, Jorge Messias, com uma série de questionamentos detalhados sobre a origem, o destino e os critérios desses pagamentos. O documento cobra explicações sobre a forma como os recursos são geridos, a incidência do terço de férias sobre os honorários, e a ausência de dados públicos nos últimos meses, contrariando a Lei de Acesso à Informação.

“O pagador de impostos não aceita mais ver o seu dinheiro bancando privilégios. Enquanto famílias batalham para sobreviver, tem servidor público recebendo quase meio milhão por mês, escondido da população. Queremos respostas.”, afirma Carol De Toni.

Na representação ao TCU, a líder da Minoria solicita: Divulgação completa e imediata de todos os pagamentos feitos desde 2023; Suspensão cautelar dos repasses que extrapolem o teto constitucional; Auditoria integral na gestão dos recursos do CCHA; Responsabilização dos gestores que omitiram informações públicas sem justificativa legal.

A atuação da deputada Carol De Toni reforça o papel da Minoria como linha de frente em defesa dos brasileiros.