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Blumenau se destaca na alfabetização infantil e supera médias estadual e nacional

 

Blumenau avançou mais uma vez nos índices de alfabetização. Em 2024, o município apresentou um índice de 64,77% de estudantes alfabetizados no 2º ano do Ensino Fundamental, superando as médias de Santa Catarina (62,02%) e do Brasil (59,2%). O resultado também é superior ao registrado no ano anterior, que foi de 63,9%.

Mais do que números, os dados refletem a melhoria nas habilidades dos estudantes em leitura e escrita. A porcentagem de crianças que leem, compreendem e escrevem texto, que é o nível mais avançado no processo de alfabetização, passou de 25% em 2023 para 35% no ano passado.

O conceito de criança alfabetizada, segundo o INEP (2023), envolve mais do que reconhecer letras e palavras. Inclui a leitura textos curtos, encontrar e entender informações em vários tipos de texto, e também consegue escrever seguindo as regras da língua portuguesa, mesmo que com alguns pequenos erros. Em Blumenau, esse conceito tem guiado o trabalho pedagógico nas escolas, com práticas que aproximam os estudantes da escrita no dia a dia, como escrever bilhetes, listas, cartas e diários.

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, o município tem promovido uma série de iniciativas que fortalecem esse processo, como o Programa de Leitura e Pesquisa, presente em todas as instituições de ensino da rede. As escolas contam com acervos literários e profissionais preparados para desenvolver ações de incentivo à leitura, sempre em articulação com os professores.

Desde 2023, Blumenau também aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instalando cantinhos da leitura em turmas de alfabetização por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola. Em reconhecimento ao esforço contínuo, o município recebeu em 2024 o Selo Ouro de Município Comprometido com a Alfabetização Infantil.

Destaque ainda para os bons resultados individuais: a EM Bilíngue Alwino Dorow alcançou a maior pontuação em leitura (701 pontos), enquanto as escolas EBM Bilíngue Patrícia Helena F. Pegorim e EBM Profª Alice Thiele avançaram, respectivamente, 10,7% e 8,8% nos indicadores. O sucesso se deve a estratégias bem estruturadas, como a organização de experiências de escrita, leitura de textos diversos (científicos, poéticos, cartas, receitas), rodas de conversa e projetos de pesquisa.

Assessora de comunicação: Júlia Gabriela Vanderlinde