O Distrito de Inovação de Blumenau (DIB) segue em implantação e acaba de ganhar mais uma estrutura importante. O Laboratório de Análise de Combustíveis e Cromatografia (LAC), da Furb, agora integra oficialmente o ecossistema de inovação. A adesão foi formalizada nesta quarta-feira, dia 23, durante a solenidade de entrega de novos equipamentos para o laboratório.
Localizado no Campus 2 da Furb, dentro do território mapeado para o Distrito de Inovação de Blumenau, o LAC recebeu o investimento de R$ 2,4 milhões do programa Multilab SC, do Governo do Estado, destinados à expansão das pesquisas científicas na área de combustíveis. Criado em 1998, o laboratório é responsável por realizar análises de combustíveis em todo o Sul do Brasil, além de desenvolver pesquisas para o desenvolvimento do setor.
Considerado referência na área de pesquisas sobre combustíveis, o laboratório agora ampliará o escopo, incluindo estudos com combustíveis sólidos, alinhadas às tendências de transição energética no país. “Nosso laboratório é considerado um dos melhores do ramo no país e essa nova fase, renovada, vai contribuir muito com o Distrito de Inovação, e o desenvolvimento tecnológico da região”, afirma o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Furb, Fábio Luís Perez.
Com a chegada do LAC, o Distrito de Inovação de Blumenau dá mais um passo na consolidação. “O LAC se soma a outras entregas importantes, como o Centro de Inovação, o Laboratório de Fabricação Digital, também conhecido como FabLab, e parques de carregamento de carro, bicicletas e patinetes elétricos. Com essas estruturas, começamos a dar corpo ao DIB, tirando ele do papel e o tornando uma realidade concreta para a sociedade”, completa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Walfredo Balistieri.
Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith