Comemorações aconteceram na Univali e na Câmara de Vereadores de Itajaí nesta segunda-feira, 11
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica (PPCJ) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) celebrou 30 anos de implantação nesta segunda-feira, 11, com homenagens para comemorar a contribuição acadêmica e social dos cursos de mestrado e doutorado para a comunidade.
Desde a implantação do programa, quase 1.500 mestres e doutores foram titulados no PPCJ. Os cursos possuem inúmeros convênios com instituições brasileiras e estrangeiras para a realização de atividades de ensino e pesquisa, com destaque para os acordos de dupla titulação com as universidades de Perugia (Itália), Alicante (Espanha), Caldas (Colômbia) e Delaware Law School (EUA).
As comemorações iniciaram no campus Professor Edison Villela com uma homenagem ao fundador e primeiro coordenador do programa, professor Cesar Luiz Pasold. A cerimônia de descerramento da placa em deferência ao docente ocorreu no bloco D1 e reuniu professores, alunos, egressos e representantes de diversos órgãos e entidades ligadas ao meio jurídico.
Doutor Honoris Causa da Univali, Cesar Luiz Pasold, falecido em 2022, foi um dos pilares da expansão do ensino e da pesquisa na universidade. “O Dia do Advogado, 11 de agosto, sempre foi uma data que meu pai gostava muito e hoje, mais uma vez, a memória dele é lembrada nesta casa que ele tanto amava. O dia que eu vi meu pai mais feliz foi quando ele ganhou o título de Doutor Honoris Causa da Univali e eu fico sempre muito emocionada de lembrar desta honraria que ele recebeu ainda em vida. Hoje, novamente venho à Univali para ver o seu legado ser reconhecido e ele ser homenageado por aquilo que mais honrava”, afirmou a juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região e filha do professor Cesar Luiz Pasold, Andréa Maria Limongi Pasold.
“Homenageado em 2019 com a maior comenda honorífica de nossa instituição, o professor Pasold dedicou mais de 50 anos de sua vida à docência com reconhecido conhecimento jurídico e rigor acadêmico, transformando seu nome em uma referência para seus pares. Em seus ensinamentos, a importância da função social em qualquer área de atuação sempre mereceu destaque, assim como a postura generosa de quem reiteradamente acreditou no poder transformador da educação”, salientou o vice-reitor, professor Rogério Corrêa.
Além da homenagem ao professor Pasold, a cerimônia foi marcada pelo descerramento de placas de órgãos públicos e entidades de classe que enalteceram os 30 anos do PPCJ como a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a Ordem dos Advogados do Brasil Santa Catarina (OAB SC), o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), a Procuradoria Geral do Estado (PGE/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), a Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT/SC) e a Associação dos Juízes Federais de Santa Catarina (Ajufesc).
Homenagem Câmara de Vereadores de Itajaí
As comemorações pelos 30 anos do PPCJ também incluíram uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI). A solenidade, realizada nesta segunda-feira, 11, foi proposta pela Mesa Diretora da Câmara. A solenidade reuniu a comunidade acadêmica e representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário de Itajaí e do Estado de Santa Catarina.
O desembargador do TRT da 12ª Região, Cesar Luiz Pasold Júnior, falou em nome dos homenageados. “Muito foi dito hoje acerca do meu pai, acerca do PPCJ e acerca da ciência. A humildade científica era uma marca dele e destaco o quando é feliz a cidade que tem uma casa legislativa que reconhece a importância do pensamento crítico evolutivo que meu pai tanto defendeu. Estou extremamente feliz e emocionado em ver que o legado dele vai além da obra escrita e perdura por meio desse reconhecimento”.
“Ao longo do tempo, o PPCJ investiu em inovação, excelência e integração global, fortalecendo sua posição como referência na formação de pesquisadores e juristas aptos a enfrentar os desafios de uma sociedade em constante transformação. O PPCJ não apenas formou mestres e doutores, como também firmou importantes parcerias com órgãos estratégicos do setor público e outras instituições comprometidas com a promoção da justiça, da cidadania e da transparência. Seguimos em frente, certos de que a ciência, a cooperação e o conhecimento continuam sendo caminhos essenciais para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e sustentável”, destacou o coordenador do programa, professor Paulo Márcio Cruz.
“É com imenso orgulho que hoje comemoramos os 30 anos do PPCJ nesta casa que tão bem nos recebe, sempre celebrando nossas conquistas institucionais e os reflexos de nossas atividades para a comunidade. Há três décadas, o PPCJ se consolida como um programa de excelência, trilhando um caminho que acrescenta conceito e prestígio à Univali. É um programa que alia tradição e inovação, reúne professores renomados com longa trajetória na pesquisa e na docência, bem como apresenta-se como uma continuação do exitoso curso de Direito que, em 2025, está completando 60 anos de implantação”, ressaltou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
O presidente da CVI, vereador Fernando Pegorini, encerrou a Sessão Solene enaltecendo as conquistas e a importância do programa para a sociedade. “É um imenso orgulho poder abrir as portas desse plenário para celebrar os 30 anos de um programa que forma profissionais preparados, bem como cidadãos conscientes e comprometidos com a justiça e com o saber. Esta homenagem não é apenas protocolar. Ela nasce do sentimento legítimo de que o PPCJ ultrapassa os muros da academia e, de fato, faz a diferença na sociedade”.