Reunião realizada nesta quinta-feira (14) definiu próximos passos para obra do túnel entre Itajaí e Navegantes
Para execução do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (PROMOBIS), os prefeitos da AMFRI assinaram termos de parceria com o Governo Estadual. Esses contratos garantem um investimento estadual estimado em US$ 24 milhões, recurso destinado aos estudos e às obras preparatórias do projeto.
Os valores destinados à obra serão viabilizados por meio de uma operação de crédito junto ao Banco Mundial, que já recebeu parecer positivo da Secretaria do Tesouro Nacional. Na última terça-feira (12), a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional deu parecer positivo à operação, que segue para análise da Casa Civil. O CIM-AMFRI prevê formalizar o processo até setembro.
Conforme estabelecido no encontro, o aporte do Governo do Estado servirá como contrapartida aos recursos internacionais, ao contribuir para acelerar a execução das ações previstas no projeto. Além disso, ficaram alinhados três pontos principais:
1. A descentralização do serviço de transporte intermunicipal na região da AMFRI, que terá um grupo de trabalho específico e reunião agendada com a Secretaria de Infraestrutura;
2. O apoio institucional para licenças e autorizações, com a criação de grupo de trabalho e encontro junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA);
3. A contrapartida do CIM-AMFRI, que cumpre as cláusulas de efetividade necessárias para a assinatura do financiamento.
A reunião contou com a participação de autoridades do estado, como o Secretário Executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, o Secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, e representantes do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMFRI CIM-AMFRI).
“O encontro foi fundamental para avançarmos nos encaminhamentos junto ao Governo do Estado, que fará um aporte de US$ 24 milhões. Esse recurso vai impulsionar nossos projetos de obras e mobilidade urbana, com a implantação de ônibus elétricos para 11 municípios e a construção do túnel imerso entre Itajaí e Navegantes”, afirma o Prefeito de Itajaí e Presidente do Consórcio CIM-AMFRI, Robison Coelho (vídeo).
Ainda, foi realizada uma reunião na InvestSC, que teve como pauta a estruturação da Parceria Público-Privada (PPP) para o túnel entre Itajaí e Navegantes. Houve também atualização do andamento do PROMOBIS e apresentação do cronograma de execução. As discussões abordaram os estudos de engenharia e a modelagem da PPP, a definição do escopo e da forma de contratação, além da organização de um road show para apresentar o projeto a potenciais investidores.
A importância do projeto para Itajaí e região
O PROMOBIS é uma iniciativa pioneira no Brasil, executada por meio de gestão consorciada entre os 11 municípios da AMFRI. Ele engloba três frentes principais: um sistema regional de transporte coletivo com ônibus elétricos e reurbanização de vias, um túnel imerso entre Itajaí e Navegantes e a implantação de mobilidade ativa em Balneário Camboriú, por meio do “Programa Caminhos do Mar”.
Para Itajaí e região, o PROMOBIS representa uma transformação estrutural em mobilidade urbana, ao alavancar melhorias na qualidade de vida, integração regional e desenvolvimento socioeconômico. Além de reduzir a dependência da BR-101, o novo sistema de transporte, eletromobilidade e o túnel aumentarão a eficiência dos deslocamentos, o turismo e a economia local.