Em Santa Catarina, foi cumprido um mandado de prisão em Balneário Camboriú
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Coordenadoria de Segurança Institucional (CISI) do Ministério Público de Santa Catarina prestaram apoio ao GAECO do Ministério Público de São Paulo (MPSP) na 2ª fase da Operação Garimpeiros ¿ Fornecedores, deflagrada nesta quarta-feira (20/08).
A operação teve como objetivo o cumprimento de três mandados de prisão temporária, seis de busca e apreensão, além do sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias de investigados ligados à lavagem de dinheiro para o tráfico de drogas. Em Santa Catarina, foi cumprido um mandado de prisão em Balneário Camboriú e dois veículos foram apreendidos.
Os alvos fazem parte de uma rede criminosa responsável pelo financiamento do tráfico de drogas, utilizando empresas e contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas em diferentes estados para ocultar e lavar os valores ilícitos.
A operação contou com o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (BOPE) na ação de captura do investigado e para garantir a segurança de todos os envolvidos na operação, além da participação da Agência Central de Inteligência (ACI) da Polícia Militar de Santa Catarina que atuou na localização e monitoramento do alvo.
GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. Tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.