A solicitação e emissão de certidões na Secretaria da Fazenda de Itajaí deve ser realizada exlusivamente de maneira digital a partir desta sexta-feira (5). Com a modernização dos procedimentos internos e de atendimento ao público, a pasta obteve uma ampla aceitação da população quanto ao sistema Aprova Digital, que disponibiliza os serviços no computador ou celular.
Sem precisar sair de casa ou enfrentar filas, o cidadão acessa o Aprova Digital neste link, no qual é possível solicitar ou emitir mais de 10 tipos de certidões da Secretaria da Fazenda, além dos serviços de outras secretarias municipais. A medida proporcionará maior agilidade, transparência e segurança em todo o processo, o que beneficia tanto a Administração Pública quanto o contribuinte.
A modernização do processo contribuirá, ainda, para minimizar tentativas de fraudes inerentes ao processo físico. No digital, uma vez em que há a certificação de documentos por QR Code, as práticas fraudulentas são mitigadas.
As certidões disponíveis para emissão digital incluem:
- Certidão Conforme Exigência do Ofício;
- Certidão de Cadastro Imobiliário;
- Certidão de Confrontantes;
- Certidão de Bairro;
- Certidão de Endereço;
- Certidão de Denominação de Via;
- Certidão para Instituição de Condomínio;
- Certidão de Perímetro Urbano;
- Certidão de Valor Venal;
- Certidão do Tempo da Edificação;
- Certidão de Histórico dos Proprietários;
- Certidão de Lançamento de Imóvel ou Proprietário;
- Entre outras que compõem o portfólio disponível no sistema.