Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Univali comemora 61 anos no dia 22 de setembro

Cerimônia será realizada no campus Balneário Piçarras

 

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) irá comemorar os 61 anos de implantação do Ensino Superior em Itajaí e os 36 anos do reconhecimento como universidade no dia 22 de setembro.

A Sessão Solene acontece a partir das 19h no campus Balneário Piçarras. A cerimônia será marcada por homenagens a pessoas e entidades públicas e privadas que fazem parte da história da instituição, bem como pela inauguração de nove novas alas do Museu Oceanográfico Univali (MOVI).

A exposição, que já contempla 17 alas, terá também espaços destinados a regiões polares, história do mergulho, poluição dos mares, pesca tradicional, embarcações, história do Titanic, caça à baleia, monarcas oceanógrafos, além da trajetória da Univali e do MOVI.

“Para a Univali é uma imensa alegria apoiar as ações de pesquisa, preservação, conservação, educação e cultura realizadas no MOVI, fazendo com que cada visitante possa conhecer a biodiversidade marinha brasileira por meio de uma experiência transformadora. A inauguração das novas alas irá conferir ao Museu Oceanográfico o título de segundo maior do mundo em sua temática e entregar esse presente à comunidade nesta data marcante para a Univali é motivo de grande orgulho”, afirma o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Univali 61 anos

Ao completar 61 anos, a Univali compreende um universo com cerca de 25 mil alunos e mais de dois mil colaboradores distribuídos em sete campi ao longo do litoral Centro-Norte catarinense.

A instituição oferece ensino desde a educação infantil até a pós-graduação lato e stricto sensu, com dois Colégios de Aplicação, mais de 100 opções de cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, 100 cursos de especialização, 12 mestrados e sete doutorados, além da oferta de dupla titulação em quase 40 cursos de graduação e pós-graduação.

A universidade dispõe de mais de 300 salas de aula, 14 auditórios, sete bibliotecas físicas e quase 300 laboratórios. A instituição conta com mais de 100 grupos de pesquisa e cerca de 60 projetos e programas de extensão universitária. Possui, ainda, mais de 180 acordos de cooperação com instituições de ensino e entidades de outros países.

A Univali possui nota a nota máxima no Ministério da Educação (MEC) e é reconhecida como uma das melhores universidades da América Latina, de acordo com os rankings internacionais Times High Education (THE), QS University, Webometrics, e UI GreenMetric University.

Além da universidade e do Museu Oceanográfico, a Fundação Univali abrange também o Sistema Educativo de Rádio e Univali TV e o Herbário Barbosa Rodrigues.

“A Univali vive um momento extraordinário e colhe os frutos do trabalho de uma gestão unida, empenhada e resiliente. Transformou-se em uma instituição pujante e inovadora e que soube se reconectar com a sociedade por meio da missão de socializar o conhecimento e estabelecer parcerias solidárias ao mesmo tempo em que forma profissionais com excelência. Nestes quase oito anos de gestão, portas se abriram e a alegria de estar na Univali se espalhou por todos os espaços em cada um de nossos campi e unidades”, complementa o reitor.

Programação 61 anos

Além da Sessão Solene no dia 22 de setembro, os 61 anos da Univali serão comemorados até o dia 26 de setembro com o 21º Festival Cultural, com o 4º Festival Internacional de Música e com a 1ª Mostra Competitiva Univali.

Os eventos congregam exposições de artes visuais, apresentações de dança, poesia, teatro e música. Nomes como Roberta Miranda e Sá & Guarabira estarão no palco do Festival Internacional de Música nos dias 24 e 25 de setembro.

A programação completa está disponível em univali.br/festivalcultural.