Deputado Antídio Lunelli compartilhou sua trajetória em palestra no Instituto Liderança e Liberdade, de Joinville
O deputado estadual Antídio Lunelli esteve em Joinville na noite de segunda-feira (15), onde palestrou no Instituto Liderança e Liberdade. Diante de empresários, jovens e lideranças políticas, compartilhou sua trajetória pessoal, empresarial e política, além de sua visão de futuro para Santa Catarina e o Brasil. “Sou um homem simples, que começou nas lidas do campo, mas com muita perseverança e dedicação, consegui chegar aonde estou hoje”, afirmou o deputado.
Embora sua fala tenha seguido um fio cronológico, a essência pode ser traduzida em 8 lições que marcaram a história e o pensamento de Lunelli.
1. Raízes sólidas
“Nasci em Corupá e cresci na roça. Ali aprendi o valor do trabalho, da fé e da família.”
Os exemplos dos pais agricultores moldaram sua visão de vida. Do pai, Abílio, herdou duas máximas: preservar o nome limpo é mais importante que o dinheiro, – e o dinheiro público exige zelo dez vezes maior que o privado.
2. Responsabilidade que impulsiona
Pai muito jovem, Antídio Lunelli viu no nascimento do filho o estímulo para amadurecer e empreender. “A responsabilidade é o motor que nos faz seguir em frente. É preciso assumir sem medo as consequências dos nossos atos porque só assim conseguimos evoluir.”
3. Da garagem ao sonho industrial
Iniciou a trajetória da empresa Lunelli na garagem dos sogros, em Jaraguá do Sul. Em 1987, comprou o primeiro tear circular. “Não tínhamos nada, mas trabalhávamos dia e noite para fazer o negócio rodar. Muitas vezes, almocei deitado embaixo da máquina para não perder tempo. Sempre digo, quer crescer: então baixa a cabeça e trabalha sabendo onde quer chegar”. Hoje, a empresa tem cerca de 5 mil funcionários diretos e fábricas no Brasil e Paraguai.
4. Valores que não se perdem
O crescimento empresarial só foi possível mantendo princípios sólidos. “Mais vale o nome limpo na praça do que dinheiro no caixa”, diz, reforçando o aprendizado que recebeu em casa. Para Lunelli, ter palavra e preservar valores é o que garante credibilidade no longo prazo. Além disso, destacou a importância de se cercar de boas pessoas, capazes de compartilhar responsabilidades e multiplicar resultados.
5. Política é para quem se incomoda
“Quando tudo estava tranquilo, decidi que queria me incomodar. Porque sempre acreditei que só reclamar não resolve: é preciso colocar a mão na massa.” Foi assim que, em 2016, Antídio Lunelli se elegeu prefeito de Jaraguá do Sul.
6. Gestão com coragem e transparência
Assumiu a prefeitura em plena crise econômica que abalava o Brasil. O déficit projetado para o Município era de R$ 62,7 milhões. Fez uma ampla reforma administrativa, enfrentou greve de 31 dias. Não recuou. Criou conselhos de gestão com empresários, implantou transparência em tempo real e levou a cidade a bater recordes de obras e investimentos. “Se é para participar da política então tem que fazer a diferença”.
7. Não desistir
Foi reeleito em 2020 com 70,66% dos votos válidos – primeiro prefeito reeleito da história de Jaraguá do Sul. Em 2022, tentou concorrer ao governo do Estado, mas foi barrado pelo sistema político. Mais uma vez, não desistiu de participar: foi eleito deputado estadual com 74.500 votos, sendo o terceiro mais votado de Santa Catarina.
8. Um Brasil maior é possível: participação
Encerrando a palestra, Lunelli defendeu menos burocracia, menos impostos, mais gestão e mais oportunidades.
“O Brasil é gigante. Mas precisa de gestão com visão de futuro, respeito ao dinheiro público e transparência. Criticar é fácil. O difícil – e necessário – é participar e ajudar a construir um país melhor.”