Florianópolis será o centro das discussões sobre o futuro do trabalho no Brasil, no dia 13 de novembro, quando receberá a etapa estadual preparatória da II Conferência Nacional do Trabalho, reunindo paritariamente representantes de empregadores, trabalhadores e do governo. A decisão foi tomada durante reunião da Comissão Organizadora, que definiu também o local dos debates: a sede do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), localizado no bairro de Coqueiros.
Entre os eixos temáticos a serem abordados, destaque para a transformação do mundo do trabalho diante das transições tecnológica, digital, ecológica/ambiental e demográfica, bem como as políticas públicas para a promoção do emprego e trabalho decente da transição justa.
A etapa nacional da II Conferência Nacional do Trabalho, será realizada em março de 2026, em São Paulo. A Conferência tem caráter tripartite, com representação de trabalhadores, empregadores e governo, seguindo os princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Em Santa Catarina serão 135 delegados com direito a voto. As inscrições para a participação de entidades sindicais, governos e trabalhadores estarão abertas de 24 de setembro à 24 de outubro, sob coordenação da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego em SC. Poderão se inscrever sindicatos com cadastro ativo, prefeituras de municípios com mais de 200.000 habitantes, além dos governos estadual e federal. O processo de inscrição será organizado por cada bancada (empregadores, trabalhadores e governos), respeitando limites definidos para delegados e convidados.
“A etapa catarinense será decisiva para levar ao Brasil propostas concretas que podem transformar o futuro do trabalho e das relações trabalhistas”, destaca o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em SC, Paulo Eccel.