Blog do Prisco
Destaques

Prefeito Adriano Silva apresenta demandas da Saúde de Joinville ao ministro Alexandre Padilha

Na tarde desta quarta-feira (17/9), o prefeito Adriano Silva foi recebido pelo ministro Alexandre Padilha em reunião no Ministério da Saúde, em Brasília. Na ocjoinvilensesfeito reforçou a importância do aumento de recursos para o custeio dos serviços oferecidos pela maior cidade de Santa Catarina.

“A área da Saúde é, sem dúvida, o maior desafio de todos os gestores públicos! A oportunidade de apresentar as demandas de Joinville diretamente ao ministro ajuda a esclarecer eventuais dúvidas e simplificar o caminho a ser percorrido pelos nossos pleitos”, observa o prefeito.

Também participaram da reunião a senadora Ivete da Silveira; a diretora executiva da Secretaria de Saúde de Joinville, Jocelita Cardozo Colagrande; e a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Joinville, Cleia Aparecida Clemente Giosole; além de integrantes da equipe técnica do Ministério da Saúde.

Método Wolbachia

Adriano destacou a importância da parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal para a implantação do Método Wolbachia, que se mostra como uma tecnologia promissora para o combate à dengue, zika e chikungunya. Joinville, que foi uma das primeiras cidades brasileiras a ser contemplada com o projeto, já concluiu a primeira etapa de soltura dos mosquitos e está na segunda fase.

O prefeito reforçou o interesse da Prefeitura em ampliar a cobertura do Método Wolbachia para todo o território do município em uma possível terceira etapa do projeto, que será avaliada pelo Ministério.

Hospital São José

O prefeito também solicitou suporte para o custeio do Hospital Municipal São José, que tem um custo anual superior a R$ 300 milhões e é referência para diversas especialidades de alta complexidade, como oncologia, ortopedia e neurologia.

Foi apresentada, ainda, a necessidade de atualização do parque tecnológico da unidade, com a substituição de equipamentos, como um novo aparelho de ressonância magnética, por exemplo.

O ministro se comprometeu a realizar uma reunião técnica com as equipes da Prefeitura e do Ministério para analisar as possibilidades de fortalecimento no repasse de recursos à unidade.

Obras e atendimentos

A importância do apoio para o financiamento de obras para a Saúde também foi pauta da reunião. Ao destacar o projeto das Vilas da Saúde, o prefeito reforçou o compromisso de Joinville com a prevenção e não somente no tratamento de doenças.

A necessidade de melhorias estruturais, com reformas, ampliações e novas edificações para as Unidades de Pronto-Atendimento, sobretudo a UPA Sul, também foi debatida. Um dos caminhos apontados pelo ministro foi a busca pelo acesso ao Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que será avaliado pela Prefeitura.

Tratamento de álcool e drogas

Por fim, o prefeito solicitou o reforço de recursos para ampliar a abrangência dos atendimentos que são oferecidos no Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (CAPS AD) e nos demais serviços voltados a dependentes químicos, sobretudo àqueles que vivem em situação de rua.

“Trouxemos as principais demandas de Joinville, que foram recebidas e discutidas com o ministro Padilha e sua equipe. A partir de agora, fica aberto o caminho para que possamos buscar, com a ajuda dos nossos times técnicos, soluções para oferecer uma saúde cada vez melhor aos joinvilenses”, conclui Adriano.

Posts relacionados

Prefeito Adriano Silva recebe integrantes do Exército para apresentar potencial da cidade nas áreas de tecnologia e inovação

Redação

Lunelli entrega recursos e veículo adaptado para Guaramirim

Redação

Santa Catarina chega a marca de 291 leitos de UTI abertos desde 2023

Redação