Cidade também foi considerada a 7ª mais inteligente do Sul do Brasil
A premiação foi recebida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, que representou o prefeito Egidio Ferrari no evento Cidades CSC 2025, realizado em São Paulo. Entre os critérios avaliados, o selo reconhece as boas práticas de governança e as estratégias adotadas pelas cidades para impulsionar a inovação local.
Os destaques não param por aí. Blumenau também foi considerada a sétima cidade mais inteligente de toda a região Sul do Brasil, segundo o Ranking Connected Smart Cities. E entre os municípios de mesmo porte, com população entre 100 a 500 mil habitantes, Blumenau ficou em oitavo lugar no ranking nacional.
“Esse resultado consolida Blumenau entre as principais referências do país quando o assunto é inovação, qualidade de vida e crescimento sustentável. Acreditamos que uma cidade inteligente é aquela que utiliza a tecnologia para melhorar a vida da população, e torná-la mais feliz. É nisso que temos investido e vamos investir cada vez mais”, afirma o secretário.
Entre os indicadores em que Blumenau se sobressaiu estão segurança; telecomunicações; educação; e governança – áreas que refletem diretamente na qualidade de vida da população. “Receber esse reconhecimento é motivo de orgulho para todos nós. Cada indicador positivo representa mais oportunidades, mais qualidade de vida e mais confiança para quem vive e investe em Blumenau. Esse resultado não é apenas da gestão pública, mas também da força da nossa comunidade, que contribui diariamente para que a cidade seja cada vez mais inovadora e inteligente”, comemorou o prefeito.
Sobre o ranking
A Connected Smart Cities é considerada a maior plataforma de cidades inteligentes da América Latina. O ranking, que em 2025 completa dez anos, é um dos principais estudos sobre cidades inteligentes e sustentáveis do país. Ao todo, são analisados mais de 5 mil municípios brasileiros em 13 eixos temáticos.
Os indicadores são pontuados com notas de 0 a 100, conforme critérios das Normas para Comunidades e Cidades Sustentáveis, elaboradas pela Organização Internacional da Normalização (ISO). Os dados analisados correspondem ao período de janeiro a julho deste ano.