Blog do Prisco
Destaques

Univali e Sapiens Parque firmam acordo para concessão de uso do casarão construído na entrada do complexo

Início das atividades no local está previsto para o primeiro semestre de 2026

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Sapiens Parque firmaram, nesta terça-feira, 30, um contrato de concessão de uso que permitirá que a instituição possa utilizar a estrutura do casarão, construído na entrada do parque tecnológico, para dar início às atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação no complexo tecnológico em Florianópolis. A previsão é que as atividades no local sejam iniciadas no primeiro semestre de 2026.

O contrato de concessão deriva do acordo de cooperação firmado entre a Univali e o Sapiens Parque em março de 2025 para a construção de um novo campus da instituição na capital do Estado.

“Esse é um momento simbólico para concretizar uma parceria muito produtiva que já iniciamos há alguns meses. Trazer a Univali para o Sapiens Parque era um sonho que, finalmente, estamos realizando”, afirmou Eduardo César Cordeiro Vieira, presidente do Sapiens.

O casarão tem cerca de 500 metros quadrados e vai abrigar o Laboratório de Usos Modernos da Energia (Lumen) e o BeLab, laboratório destinado a cursos de pós-graduação na área da saúde com peças anatômicas, conhecidas como fresh frozen cadavers.

“O Sapiens Parque está em constante expansão e trazer a Univali para junto de nós é uma grande conquista. Essa parceria amplia nossa capacidade de agregar e atrair talentos, resultando em um momento ímpar para a inovação de Santa Catarina”, complementou o presidente do Conselho do Sapiens Parque, Fábio Wagner Pinto.

“Hoje é um dia histórico para a Univali. Estamos oficializando uma parceria que vai ampliar sobremaneira nossa presença na capital do Estado, consolidando nossas ações de ensino, pesquisa e inovação. Estamos muito animados para iniciar os trabalhos no Sapiens Parque e contribuir com o fortalecimento de todo o ecossistema de inovação e tecnologia catarinense”, enfatizou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Após o início das atividades no casarão, a Univali irá alinhar o plano de expansão e os projetos arquitetônicos para que a instalação do campus no empreendimento aconteça de forma gradativa nos próximos anos.

Posts relacionados

Lista dos 100 mil pesquisadores mais influentes é divulgada pela Universidade de Stanford

Redação

Univali está entre as 100 maiores empresas de SC, aponta ranking

Redação

Univali comemora 61 anos e inaugura novas alas do Museu Oceanográfico

Redação