A abertura contou com a presença do prefeito Robison Coelho e de representantes do Conselho Municipal de Educação e da AMFRI. O evento também teve apresentações culturais com estudantes da rede.
Para o prefeito Robison Coelho, o seminário reforça os investimentos que o município vem realizando para qualificar a educação:
“A alfabetização é um desafio fundamental. Neste ano, já convocamos mais de 600 professores e estamos investindo em novas escolas, porque nosso compromisso é reequilibrar a educação e oferecer melhores condições de aprendizagem às crianças de Itajaí.”
Pela manhã, os participantes acompanharam a palestra “A importância da família no processo de alfabetização”, ministrada por Juliano de Melo Costa, Diretor de Produtos e Marketing da Aprende Brasil Educação. Executivo com mais de 20 anos de experiência em gestão estratégica, Juliano é especialista em soluções pedagógicas, inovação digital e transformação educacional, além de ter atuado como docente em Filosofia, História e Sociologia.
À tarde, o seminário foi dedicado à valorização das práticas pedagógicas. As professoras da rede municipal tiveram espaço para apresentar os projetos desenvolvidos ao longo do ano, destacando metodologias, recursos e vivências que contribuíram para o processo de alfabetização dos alunos.
Segundo a diretora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Patrícia da Rosa Biagi da Luz, o evento reforça o compromisso da rede com a troca de saberes e o fortalecimento da prática docente:
“Esse seminário é um espaço de escuta e partilha, que valoriza o trabalho diário de cada alfabetizadora. Mais do que reconhecer resultados, buscamos inspirar novas práticas e reafirmar nosso compromisso com uma alfabetização de qualidade, inclusiva e significativa para todas as crianças de Itajaí.”