Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Mestrandos da Univali vão realizar estágios na Itália e na França

Oportunidade foi viabilizada por programa da Fapesc

Dois alunos do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), realizarão estágios em Universidades do exterior. A oportunidade foi viabilizada mediante a aprovação de dois projetos no inédito Programa de Apoio à Mobilidade Internacional para Discentes Catarinenses. A Chamada Pública 26/2025 é promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

Os alunos da Univali participarão de estágios de pesquisa em laboratório, em assuntos relacionados às suas dissertações de mestrado. Bruna Henning Pereira, orientanda do professor Cesar Albenes Zeferino, realizará o seu estágio na Universidade de Perugia, na Itália. Já o estudante Thiago Haas Rauch, orientando do professor Douglas Rossi de Melo, realizará o seu estágio na Universidade de Montpellier, na França.

Os estágios terão duração de seis meses, sendo que a viagem está prevista para ocorrer em fevereiro de 2026. De acordo com Zeferino, as duas instituições de ensino são referências nas áreas de ciência e tecnologia no continente europeu.

“A Univali já possui acordo de mobilidade, discente e docente, com a Universidade de Perugia, assim como diversos acordos de dupla titulação na graduação e na pós-graduação stricto sensu.”, destaca o pesquisador.

Com a experiência na instituição de ensino italiana, Bruna espera aprender mais sobre a sua área de pesquisa. “Quero conhecer novas formas de pensar e trocar experiências com pesquisadores de diferentes lugares. Vejo essa oportunidade como uma chance de crescer e continuar aprendendo.”, afirmou a mestranda.

No caso da Universidade de Montpellier, a Univali tem desenvolvido pesquisas conjuntas nas áreas de confiabilidade em sistemas eletrônicos para uso em satélites. De acordo com o professor Melo, que tem liderado estes estudos, essa proximidade tem favorecido a mobilidade de estudantes e egressos para a realização de estágios e pós-graduação na França.

O mestrando Thiago espera que a troca de conhecimentos, com os pesquisadores da instituição estrangeira, amplie sua visão sobre o tema de pesquisa e área de atuação bem como o seu relacionamento no meio acadêmico e profissional.

“Quero aproveitar essa oportunidade para o desenvolvimento e publicação de novos artigos científicos e para reforçar a produção conjunta entre os grupos de pesquisa. Também desejo compartilhar os aprendizados adquiridos com os meus colegas de laboratório e, desta forma, contribuir para o crescimento coletivo e o avanço das pesquisas realizadas no grupo.”, afirmou.

Edital inédito

 

O edital permite a realização de estágio sanduíche no exterior para os alunos de mestrado e doutorado. “Este programa lançado pela Fapesc é muito importante, pois também oferece aos mestrandos a oportunidade de realizar uma fase de suas pesquisas no exterior. Normalmente, essas chances são concedidas em nível de doutorado.”, observa Zeferino.

Melo acrescenta que a experiência internacional é positiva, pois “permite uma formação multicultural ajudando os alunos a estabelecer conexões com pesquisadores e estudantes das universidades estrangeiras ao mesmo tempo em que adquirem amadurecimento pessoal e profissional.”

Posts relacionados

Univali e Município de Itajaí firmam acordo na área do direito das migrações

Redação

Educando Cidadãos completa ciclo de palestras na Univali com acadêmicos de Florianópolis e Balneário Camboriú

Redação

Terça (7) tem Feira de Empreendedorismo Local na Univali

Redação