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Destaques

Florianópolis espera receber 3 milhões de turistas na temporada e anuncia principais ações da Operação Verão 2025/2026

Réveillon com show de fogos ampliado, desta vez com 9 balsas; Ilha do Campeche
sob gestão municipal, 12 voos internacionais diretos, novos serviços e melhorias de
infraestrutura estão entre os destaques

A Prefeitura de Florianópolis divulgou nesta quarta-feira, 15 de outubro, durante o
lançamento da Operação Verão, no Floripa Airport, os serviços, atrações e
calendário de eventos preparados para a temporada de 2025/2026 na Capital. Com
duração oficial entre 15 de novembro e 15 de maio, o período tem importância
consolidada para a economia do município e a expectativa é de superar os
resultados do último ano.
“Trabalhamos com uma projeção de cerca de 3 milhões de turistas procurando
Florianópolis neste verão. A cidade está cada vez mais atrativa, preparada, pronta
para oferecer serviços de qualidade em todas as frentes. Nosso trabalho, em
parceria com as demais instituições, é manter o patamar lá em cima. Segurança,
bom atendimento aos visitantes, atenção à mobilidade e infraestrutura, zelo pelo
meio ambiente e uma cidade viva, com os espaços públicos cuidados pelas nossas
equipes, estão entre as prioridades. Um esforço para que todos se sintam em casa
e possam explorar o que Florianópolis tem de melhor, aos diferentes perfis de
público”, explica o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto.
Destino procurado o ano todo, Florianópolis vê sua população mais do que dobrar
na temporada. Entre aqueles que escolhem viajar de avião, o grande destaque é o
mercado internacional, que deve representar 38% do total de passageiros do modal
entre dezembro de 2025 e março de 2026 no Floripa Airport, com expectativa de
819 mil viajantes estrangeiros. Com 12 rotas internacionais, voos diretos conectam
Florianópolis a países da América do Sul, Caribe e Europa. São novidades as
conexões com as cidades de Salta e Tucumán, na Argentina, além de Lima, capital
do Peru, que passa a ter conexão direta fixa. No cenário nacional estarão em
operação outras 9 rotas, conectando capitais e cidades polos como Chapecó e
Campinas.
Abaixo, estão detalhados os principais eventos, ações e serviços preparados para a
temporada.
RÉVEILLON 2026
Para comemorar a chegada de 2026, a programação será marcada por um grande
espetáculo de luzes e terá como temática “100 anos de Luz”, em comemoração ao
aniversário de um século da Ponte Hercílio Luz, elemento sempre presente na festa
de Réveillon. A tradicional queima de fogos será a protagonista da festa, desta vez
ampliada ao longo da baía que divide a parte continental e insular da Capital. Serão
9 balsas, sendo 6 na Beira-Mar Norte, 2 na Beira-mar Continental e 1 outra na Baía
Sul, ampliando a área de visualização. O show pirotécnico deve durar até 15
minutos, com 7 minutos de espetáculo na Ponte, duração superior à do ano
passado.
Os fogos escolhidos são conhecidos como fogos de “vista”, caracterizados por sua
beleza cênica e baixo impacto sonoro, tendo apenas ruído secundário, em
conformidade com a legislação municipal. Além disso, para proporcionar uma
melhor experiência às pessoas com sensibilidade auditiva, serão distribuídos
abafadores acústicos no dia do evento. O equipamento será de posse do usuário,
para que possa desfrutar satisfatoriamente de todo o espetáculo, sem precisar ser
devolvido ao final do evento.
A programação musical contará com a apresentação de artistas locais e shows
nacionais, em dois palcos: um na Beira-Mar Norte, com o grupo Raça Negra; e outro
na Beira-Mar Continental, com atração principal confirmada nos próximos dias.
NATAL
As comemorações do Natal iniciam no dia 19 de novembro, uma quarta-feira, com o
acendimento das luzes, ativação da decoração e dos espaços temáticos, além da
entrega da chave da cidade ao Papai Noel.
Até dezembro, diversas atividades vão ocorrer por toda a cidade, com cronograma
detalhado abaixo. O destaque é para o Desfile de Natal, no dia 13 de dezembro, na
Avenida Beira-mar Norte e o Cortejo de Natal, marcado para 14 de dezembro, na
Avenida Beira-mar Continental. Ambos os espetáculos contarão com alas temáticas,
carros alegóricos e músicas que conduzem o público para o clima natalino.
A decoração será toda renovada, com elementos e espaços inéditos. Neste ano a
festividade também terá como tema “100 anos de Luz”, pelo aniversário da Ponte
Hercílio Luz. No Centro, o antigo prédio dos Correios será transformado na Casa do
Papai Noel. As principais ruas do Centro Leste serão palco do Mercado de Natal,
área com iluminação temática onde devem acontecer feiras de artesanato e outros
produtos. No Largo da Alfândega, a Vila de Natal vai oferecer diferentes opções de
brinquedos aos pequenos em grande um parquinho natalino. Na Cabeceira da
Ponte um cenário mágico, com anjos e arcos iluminados deve ser o ponto perfeito
para eternizar momentos em família. Ainda neste sentido, outros pontos da cidade
também serão decorados para abrilhantar a magia do Natal.
19/11, a partir das 19h – Abertura do Natal, acendimento das luzes e entrega da
chave da cidade ao Papai Noel – no Largo da Catedral
18/12, a partir das 19h – Auto de Natal, no Largo da Catedral
04/12 e 11/12, às 20h – Coral de Vozes no Centro Histórico – Palácio Cruz e Sousa
13/12, às 20h – Desfile de Natal na Beira-mar Norte
14/12, às 20h – Cortejo de Natal na Beira-mar Continental
02 a 22/12
Natal nos Bairros
– Em 20 bairros de Florianópolis
– Atividades 100% gratuitas
– Apresentações artísticas e decoração temática
CARNAVAL
O verão será palco também da maior festa popular do Brasil, cada vez mais segura,
qualificada e organizada em Florianópolis. As festividades do Carnaval 2026
começam logo após a chegada do novo ano. Entre os dias 08 e 17 de janeiro
acontecem os ensaios Volta à Praça XV de Novembro, momento tradicional em que
as escolas de samba apresentam seus enredos, levam às ruas e ao público a força
do Carnaval que pretendem mostrar na Passarela do Samba. Os ensaios devem
agitar o Centro Histórico e atrair a atenção de moradores e visitantes.
Ainda em janeiro, no dia 23, acontece a escolha da nova corte do Carnaval. Depois
é a vez dos eventos de pré-carnaval no Continente, colocando todo mundo para
dançar. O tradicional bloco do Berbigão do Boca é também um dos destaques da
primeira semana de fevereiro. Nos dias 13 e 14, já durante o período oficial da festa
no país, acontecem as duas noites de desfiles das escolas de samba na Passarela
Nego Quirido, seguidos pelo dia de apuração das notas dos desfiles, e o Desfile das
Campeãs. Mais detalhes serão comunicados no momento oportuno.
MEIO AMBIENTE
Capital mais sustentável do país, Florianópolis prepara uma série de ações para que
todos possam aproveitar a cidade mantendo a responsabilidade ambiental. A Ilha do
Campeche, agora com o status de Unidade de Conservação e sob gestão integral
do município, manterá cuidados fundamentais, com algumas novidades.
Por dia, somente 800 pessoas poderão passar pela ilha, todas com acesso
condicionado à apresentação de voucher, que terá emissão prioritariamente online.
A fiscalização no local estará reforçada, com monitoramento presencial e o uso de
tecnologias de acompanhamento remoto do fluxo de pessoas, como câmera de
videomonitoramento. Além disso, será mantida a obrigatoriedade de
credenciamento para os serviços de transporte, com cotas definidas.
Para as embarcações avulsas, estão sendo organizadas estratégias para aprimorar
o balizamento náutico e evitar acessos indevidos. A gestão de resíduos deve ganhar
reforço, bem como a frente de educação ambiental, sob responsabilidade da
Floram. Está prevista a seleção de ambulantes para prestação de serviços de forma
ordenada no território.
Uma outra novidade são as Praias Lixo Zero, iniciativa modelo que busca reduzir a
produção e trazer destinação mais adequada aos resíduos gerados nas praias do
Campeche, Joaquina, Matadeiro e Mole. Todas vão contar com um combo de
equipamentos e condutas capazes de melhorar o encaminhamento dos resíduos.
Devem possuir, entre outras coisas, no mínimo 1 PEV de vidro, 1 caixa estacionária,
1 estação de reciclagem no acesso à praia e a distribuição de sacolas de papel nos
estacionamentos para armazenamento de resíduos pelos banhistas.
Haverá ampliação da coleta de resíduos de 3 para 6 vezes na semana nos
principais balneários, adição de novos veículos e equipamentos às equipes de
coleta e manutenção, além do aumento do efetivo contratado. Serão 330 novos
profissionais para atuação nas áreas com crescimento na produção de resíduos e
outros 337 colabores para varrição, roçagem e manutenção de espaços públicos.
Na orla, continuará ocorrendo a limpeza diária dos mais de 40 km de areia
historicamente atendidos.
Nas principais trilhas e caminhos da Capital, uma ampla força-tarefa de manutenção
e revitalização compõem a operação. Terão atenção especial três trilhas com
grande fluxo de pessoas: Morro do Rapa, Piscinas Naturais da Barra da Lagoa e
Lagoinha do Leste. Vale destacar que o Caminho da Costa da Lagoa passa por um
processo completo de melhorias em sua infraestrutura, com novas escadas,
corrimãos e calçadas já finalizados. No manguezal do Itacorubi, em área de
interesse por pedestres, foi concluída a obra de substituição dos decks de
contemplação existentes no local, permitindo o acesso seguro por moradores e
turistas.
Dando continuidade às ações que ocorrem ao longo de todo o ano, a Blitz Sanear
fará vistorias frequentes nas áreas de balneário e próximo a grandes produtores de
dejetos, buscando coibir qualquer irregularidade no saneamento. As equipes vão
contar com equipamentos de vídeo nas redes de drenagem e esgoto, atendendo
denúncias. Está dentro do rol de atividades o acompanhamento das condições de
balneabilidade aferidas pelo IMA, servindo como fatores de atenção e foco de
ações.
INFRAESTRUTURA
Todo visitante que chegar à Florianópolis encontrará uma série de melhorias na
infraestrutura urbana. Neste período, algumas entregas se destacam, sendo duas
das principais parcerias com o governo estadual: a nova Ponte da Lagoa da
Conceição, com trânsito liberado e área de lazer no entorno concluída até
dezembro, e a terceira faixa da SC-401, que deve funcionar como corredor
exclusivo para ônibus e outros veículos pesados, desafogando assim as outras vias
e trazendo mais agilidade ao transporte público.
Outro destaque é a retomada da navegabilidade no Canal da Barra da Lagoa, local
que passou por manutenção depois de décadas de assoreamento. A via é o único
acesso do mar à Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha, servindo como rota turística
e à pesca artesanal. Por toda a cidade, diversas vias estratégicas foram
melhoradas, com nova pavimentação ou drenagem, incluindo a Estrada Dom João
Becker, que corta o bairro dos Ingleses, e a Avenida do Campeche, importante eixo
viário no Sul da Ilha.
Devem ser concluídas ainda as obras da primeira etapa de restauração do Parque
Walter Lange, onde ficam os clubes de remo; a conexão das ciclovias do Centro e
do Sul da ilha, através do novo trecho paralelo à Avenida Gustavo Richard, na baía
sul; e a colocação de equipamentos de lazer na nova prainha da Barra da Lagoa,
que deve receber decks, quadras de beach tennis, além de recuperação da
restinga.
TRANSPORTE PÚBLICO
O tradicional Domingo na Faixa, dia em que o transporte público da cidade é
gratuito, será nos meses de janeiro e fevereiro, totalizando 8 domingos de
gratuidade. O sistema contará com ônibus extras nos terminais para os momentos
de maior pico, principalmente nos dias de grandes eventos.
A nova linha direta entre o TISAN e o TICEN, que deverá usar a faixa exclusiva da
SC-401, vai cobrir um trajeto estratégico. Será um meio de conexão rápida tanto aos
passageiros que saem da região de Santo Antônio de Lisboa, quanto aos que
chegam até o bairro através de linhas que circulam nos principais balneários da
região Norte.
Para os turistas, está sendo desenvolvido um novo modelo de cartão de transporte.
A venda do cartão turista deve ser descentralizada, podendo ser adquirido na rede
hoteleira, supermercados e outros pontos de referência, como os Centros de
Atendimento ao Turista. O novo modelo de cartão terá cerca de 20 variações, cada
uma contendo uma imagem representativa de Florianópolis, tornando-se uma
espécie de souvenir. A ideia busca desestimular o uso de dinheiro no acesso aos
ônibus, agilizando a utilização do transporte público.
O município prepara também a oferta de ônibus circulares para atender as
marginais da SC-401, na área onde hoje existem as passarelas sobre a via. As
estruturas serão retiradas e substituídas em virtude das obras na rodovia. As linhas
circulares farão a conexão temporária aos passageiros, permitindo que cheguem de
forma prática e segura aos pontos de embarque disponíveis.
MOBILIDADE
Pensando em diversificar cada vez mais os modais de mobilidade, além de
aprimorar a gestão de trânsito, algumas ações foram definidas. Todos os eventos
que causem impacto nos deslocamentos viários na Capital serão comunicados com
antecedência ao usuário através das redes sociais e imprensa, mas contará dessa
vez com o auxílio da plataforma Waze, aplicativo de navegação que possui parceria
com a cidade. Por ali, o motorista ficará sabendo com antecedência sobre provas
esportivas, manutenções nas vias e outras razões que gerem alterações de trânsito.
Aos ciclistas, a temporada terá pela primeira vez 34 estações de pequenos reparos
para bicicletas, distribuídas em pontos definidos pelo corpo técnico. Através da
estrutura das estações, com funcionamento 24h e uso gratuito, os ciclistas poderão
posicionar as bicicletas em local adequado, encher pneus, apertar parafusos, entre
outras soluções para problemas do cotidiano.
Outros destaques são a substituição das atuais estações de bikes por novas, o
monitoramento inteligente de semáforos de forma integrada com outros órgãos,
prevendo resposta rápida; além do acompanhamento diário do volume de veículos
presentes no território do município, um indicador que deve servir para aprimorar a
gestão das políticas de trânsito.
SAÚDE
No verão passado, pacientes atendidos nas Upas da Capital tiveram uma queda de
até 73% no tempo para atendimento, um padrão de qualidade que a administração
busca repetir neste ano. Grande parte desse resultado foi influenciado pela
capacidade de resolução das situações de saúde diretamente pelo Alô Saúde,
serviço de telemedicina que continuará sendo disponibilizado. O serviço, com opção
de atendimento em inglês e espanhol para turistas, funciona 24 horas por dia, todos
os dias da semana, pelo contato 0800 333 3233. Assim, diversas demandas podem
ser resolvidas por telefone ou chamada de vídeo, auxiliando a evitar a sobrecarga
das unidades municipais.
Outra estratégia é a implantação de motolâncias na frota do SAMU municipal. O
serviço representa avanço significativo para os atendimentos de urgência,
facilitando e agilizando o acesso dos profissionais às solicitações recebidas em toda
a cidade. Está renovada ainda a frota de ambulâncias tradicionais, em virtude da
substituição de todos os veículos antigos por 5 novas unidades, todas 0km.
Na região Norte, considerando o aumento da demanda por atendimentos na
atenção básica, resultado principalmente da presença da população flutuante nos
balneários, o CS Capivari foi escolhido como equipamento estratégico. A unidade
vai funcionar com horário estendido, das 19h às 22h. O CS fica na Rua João
Gualberto Soares, 2097.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde realizará incremento na capacidade de
atendimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sobretudo nas regiões
Norte e Sul. As equipes de profissionais médicos serão reforçadas e a
administração continuará acompanhando, diária e integralmente, as demandas e
necessidades recebidas nos locais, a fim de realizar manutenções pontuais sempre
que necessário.
SERVIÇOS NA ORLA
Além de mais uma temporada com a gestão dos quiosques definida através de
processo de permissão onerosa, nesta edição com novas regras e maior segurança
para o cumprimento das responsabilidades financeiras, o verão de Florianópolis
será marcado pelo lançamento de um novo modelo de quiosques. Serão 13 pontos
com estrutura padronizada, comunicação visual aprimorada, acesso à água e
esgoto, além de espaço ampliado, possibilitando o armazenamento de
equipamentos em um só lugar. A nova modelagem será testada na praia de Jurerê,
no Norte.
Outro sucesso está confirmado nas praias da Capital. O prato manezinho, que traz
ingredientes com o sabor do mar, terá custo de R$ 40,00 neste ano. Cada ponto
poderá definir seu próprio prato, desde que cumpram a exigência de que tenha
frutos do mar, além de acompanhamentos e bebida.
TURISMO
Para aprimorar o atendimento ao turista, Florianópolis organiza um conjunto de
serviços. No atendimento direto aos visitantes, cinco Centros de Atendimento ao
Turista estarão em funcionamento: Mercado Público, Rodoviária, Lagoa do Peri,
Ponte Hercílio Luz e Jurerê. Os espaços possuem equipe capacitada para
orientação e materiais informativos atualizados. Já nos espaços públicos, os
visitantes terão acesso a banheiros, 47 pontos com duchas e 50 pontos com
bebedouros. Todos os equipamentos podem ser usados de forma gratuita.
A partir deste ano, todo ônibus de turismo precisará apresentar o Selo de Turismo
Legal para acessar e circular pela cidade. A identificação obrigatória poderá ser
emitida online, pelo site seloturismo.pmf.sc.gov.br. O responsável precisará informar
a quantidade de passageiros, indicar as rotas que serão realizadas e o tempo de
permanência no município. Em caso de descumprimento, o condutor do veículo será
notificado e terá que pagar multa. A certificação aprimora a gestão sobre o fluxo de
turistas que chegam à Capital pelo modal rodoviário, além de auxiliar no
acompanhamento das atividades dos veículos, evitando qualquer irregularidade.
Ainda neste eixo, foi ampliada a cobertura dos serviços de estacionamento e
descarte de dejetos aos ônibus de turismo. Serão 5 áreas para estacionamento,
distribuídas nos bairros Ingleses, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e no
Sapiens Park. O descarte de dejetos, principalmente originados dos banheiros dos
veículos, poderá ser feito em 4 pontos, nos Ingleses, Canasvieiras, Lagoa da
Conceição e Barra da Lagoa. Ambas as atividades serão alvo de fiscalização.
O novo site de promoção turística, o floripa.com, será uma ferramenta para facilitar
o contato entre quem chega e o que a cidade tem a oferecer. O espaço reúne
agenda de eventos, itinerários turísticos e outras dicas variadas. Através dele
também pode ser acessada a IA para atendimento personalizado de cada usuário –
Estimada – que auxilia com informações sobre o destino.
Por fim, com o intuito de possibilitar que mais pessoas curtam as belezas naturais,
novos equipamentos de acessibilidade serão oferecidos. Para tomar banho de mar,
estarão disponíveis 17 cadeiras anfíbias, sendo 7 do Corpo de Bombeiros e mais 10
adquiridas pelo município. Para quem desejar explorar as trilhas e caminhos, foram
compradas 4 cadeiras Julietti, adaptadas para o uso em terrenos mais acidentados.
Duas unidades ficarão no Mona Peri e outras duas na praia do Santinho.
CULTURA
As principais ações culturais programadas prometem levar arte, diversão e a
identidade manezinha para diferentes cantos da cidade. A estreia do novo programa
Brinca Floripa marca o início de uma agenda lúdica e educativa voltada às famílias,
com atividades recreativas e oficinas que ocuparão praças e espaços públicos, um
compromisso com a descentralização do acesso à cultura e movimentação das
ruas. Já o Curta Floripa, de volta na edição 2026, chega com uma programação
variada, reunindo apresentações culturais, shows musicais nas praias e atrações
infantis, celebrando talentos locais e movimentando a cena artística durante toda a
temporada. Os detalhes da programação serão informados nas redes da Prefeitura.
SEGURANÇA
Segurança Pública e Fiscalização
A temporada terá pela primeira vez a presença dos Agentes de Segurança e Ordem
Pública Comunitários, voluntários que vão atuar em conjunto e sob supervisão dos
agentes de ordem pública. O contingente será qualificado e deverá reforçar as
equipes de segurança, sobretudo em momentos de alta demanda, nos grandes
eventos e situações de emergência. Entre 50 a 100 pessoas estarão nas ruas todos
os dias.
O silêncio nas praias está garantido. Este será o primeiro verão completo com a
vigência da lei que proíbe o uso de caixas de som ou outros aparelhos sonoros na
orla. Utilizações indevidas que forem identificadas pela Guarda Municipal deverão
resultar na apreensão do equipamento.
Toda a cidade será monitorada de forma integrada com outras forças de segurança,
buscando minimizar qualquer situação de risco aos moradores e visitantes. O
município contará com tecnologias de videomonitoramento, drones com câmera
térmica, o uso de novos softwares de inteligência e maior poder de cruzamento de
dados entre diferentes bases de registro.
As equipes de fiscalização vão atuar nas praias com foco em ambulantes ilegais,
eventuais irregularidades na prestação de outros serviços, no combate à falsificação
de bebidas alcoólicas, montagem indevida de barracas, obras ilegais, entre outros
eixos. O Zap Denúncias continuará funcionando, via WhatsApp – 0800 808 0155 –
para denúncias. Podem ser encaminhadas demandas de diferentes naturezas.
Bombeiros
Na Capital, serão 77 postos de guarda-vidas, todos em atividade até dezembro.
Cerca de 350 estarão disponíveis, contando com o auxílio de motos aquáticas,
embarcações e quadriciclos. Acontece ainda a implementação do Projeto Adote um
Posto Guarda-Vidas, que trará parcerias para aprimorar as condições de
manutenção dos postos de apoio.
Polícia Civil
O efetivo da cidade contará com 147 viaturas e 574 policiais, atuando na coibição
de casos de desaparecimento de pessoas, atendimento de ocorrências envolvendo
os visitantes, cumprimento de mandados, escoltas e demais operações de
responsabilidade da instituição.
Marinha
A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos, prevê fiscalizações em toda a
região litorânea para garantir que embarcações e tripulantes cumpram as normas da
Autoridade Marítima. Além disso, o balizamento náutico, sistema que inclui a
colocação de boias, balizas, faróis, deve ser aprimorado nesta temporada para uma
navegação mais segura.
ABASTECIMENTO DE ENERGIA
A distribuição de energia é gerenciada pela Celesc – por meio da Agência Regional
de Florianópolis. A empresa, como de costume nesse período, vai aumentar a
quantidade de equipes em atuação, nas modalidades leves e pesadas (caminhões e
caminhonetes), com serviços disponíveis durante toda a temporada para dar
agilidade ao atendimento emergencial.
A distribuidora deve manter as equipes em locais estratégicos, onde possam
atender ocorrências com mais rapidez. Todas as ações da temporada contam com a
estrutura que já vem sendo desenvolvida ao longo do ano, em plena expansão,
como a nova subestação do Monte Verde e outros alimentadores pela cidade.
ÁGUA E ESGOTO
A CASAN – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, atuará em diferentes
frentes para garantir o funcionamento de seus serviços na temporada. No que diz
respeito ao fornecimento de água, trabalha para a ampliação da captação do
Sistema Integrado de Florianópolis, a locação de caminhão pipa para atendimento
emergencial durante todo o período e o reforço das equipes operacionais de
manutenção preventiva. Os sistemas de esgotamento sanitário também vão receber
atenção especial. Haverá limpeza, manutenção e revisão nas Estações Elevatórias
de Efluentes de toda a região metropolitana, e a contratação de caminhões para
limpeza periódica das redes. No Norte da Ilha, em Canasvieiras e nos Ingleses,
serão ofertados dois novos pontos de recebimento de caminhões limpa-fossa.
Também em Canasvieiras, entrará em operação uma nova ETE compacta, podendo
auxiliar no tratamento de esgoto nos horários de maior pico de vazão.

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