As principais cidades mais seguras do Brasil são Brusque (SC), Jaraguá do Sul (SC), Tubarão (SC), Santana de Parnaíba (SP), Birigui (SP), Atibaia (SP), Ituiutaba (MG), Valinhos (SP), Salto (SP) e Bragança Paulista (SP). A classificação é do Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil©, que, utilizando um indicador exclusivo MySide, leva em conta a taxa de óbitos violentos a cada 100 mil habitantes por município brasileiro.
O ranking das cidades mais seguras do Brasil foi criado exclusivamente pela MySide para ajudar quem busca viver em regiões com mais tranquilidade e qualidade de vida.
Para a criação deste estudo, coletamos os dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e do Censo do IBGE para trazer uma análise confiável sobre as cidades que se destacam em segurança.
Confira a classificação geral das 30 cidades mais seguras do Brasil e os rankings segmentados conforme o porte de cada município, ou acesse o estudo na íntegra do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©, exclusivo MySide.
As análises apresentadas neste estudo foram realizadas com base em dados referentes ao ano de 2024.
30 cidades mais seguras do Brasil: ranking geral
O ranking considera apenas municípios brasileiros com 100 mil habitantes ou mais. Cidades com população inferior a esse número foram excluídas devido à maior suscetibilidade a distorções no indicador de assassinatos, o que comprometeria a precisão na identificação das cidades mais seguras para se viver.


Ao analisar os dados, é importante compreender que há uma forte correlação estatística entre tamanho populacional e aumento da violência. Ou seja, cidades mais populosas tendem a serem mais violentas.
Confira o ranking completo:
1. Brusque (SC)

A cidade mais segura do país em 2025 é Brusque (SC)! Com índice de apenas 1,4 assassinatos a cada 100 mil habitantes, a cidade desponta na liderança nacional.
Localizada no Vale Europeu de Santa Catarina, a cidade é conhecida por seu forte setor têxtil, com diversas opções de compras de vestuário e tecidos direto das fábricas. A cidade também preserva influências culturais dos imigrantes alemães, italianos e poloneses.
Brusque despontou na segurança, que no ano passado, era de 4,0 e ocupava a 13º posição no ranking nacional.
2. Jaraguá do Sul (SC)

A segunda colocada entre as mais seguras do Brasil é Jaraguá do Sul (SC), com índice de 1,4 mortes violentas a cada 100 mil habitantes.
Cercado por montanhas e uma grande área verde, Jaraguá do Sul é um município localizado em Santa Catarina, a 182 km de Florianópolis.
Dentre as principais indústrias sediadas em Jaraguá do Sul é possível citar a WEG, a Metalúrgica TS, a Metalúrgica Menegotti e as empresas de confecções Marisol e Malwee. Pelo grande número de CNPJs registrados na cidade, ela também é uma grande geradora de empregos.
Nos últimos 3 anos a cidade ocupou as primeiras posições em segurança de acordo com os dados do nosso Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil. Inclusive, em 2024, a cidade foi considerada a mais segura do estado de Santa Catarina e, em 2023, a mais segura do Brasil.
3. Tubarão (SC)

A terceira colocada no ranking de segurança nacional, Tubarão (SC), apresenta um índice de 2,8 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, destacando-se no Anuário MySide Cidades Mais Seguras 2025.
O dado reforça a posição do estado de Santa Catarina como o mais seguro do país.
Localizada no Sul do estado, a cerca de 133 km da capital Florianópolis, Tubarão é reconhecida por suas águas termais, infraestrutura hospitalar e papel regional como polo de serviços e educação. Com população de 115.495 habitantes, o município abriga universidades, centros de saúde e uma economia diversificada nos setores cerâmico e logístico.





