Além da redução nos homicídios, os dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública apontam também uma diminuição de 47% nos roubos registrados no período. O balanço demonstra o fortalecimento da integração entre a Guarda Municipal, Codetran, Polícia Militar e Polícia Civil, com estratégias de inteligência, patrulhamento e operações simultâneas em diversos bairros da cidade.
Outro destaque positivo é o aumento nas apreensões de drogas, que cresceram 40% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado é atribuído à intensificação das abordagens, blitz pelos bairros e na base operacional na Avenida Contorno Sul, instalada desde o início da Operação Recomeço.
Segundo o prefeito de Itajaí, Robison Coelho, esses resultados não são fruto do acaso, mas de um planejamento definido no gabinete de gestão e de uma política de segurança tratada como prioridade máxima.
“Itajaí é hoje um exemplo de que estratégia, união e foco trazem resultados concretos. Colocamos a segurança pública no centro da gestão, com a mesma equipe, mas com mais eficiência, integração e presença nas ruas”, destaca o prefeito.
O município mantém operações diárias e noturnas, com fiscalizações em bares e restaurantes, abordagens preventivas e combate ao tráfico de drogas, e prisões como a recente operação que prendeu cinco traficantes na cidade ontem (3).
Além do trabalho atual, a Município já projeta novos investimentos em tecnologia, ampliação do efetivo da Guarda Municipal e reforço das parcerias com o Governo do Estado.
“Temos o compromisso do governador em ampliar o efetivo da Polícia Militar, e continuaremos fortalecendo nossos convênios. Os dados mostram que estamos no caminho certo e que Itajaí hoje é referência em segurança para todo o estado”, conclui o prefeito.





