Empresa também foi premiada na categoria Middle Market e performou no ranking geral das 100 empresas
Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani integrou pelo quinto ano consecutivo o TOP 100 Open Corps, ranking de empresas brasileiras que mais se destacam no ecossistema de inovação aberta. Na edição deste ano, a companhia também foi reconhecida como 3ª colocada no setor Florestal, Celulose e Papel, ficando entre as 10 primeiras na categoria Middle Market e performando no Ranking Geral das 100.
A premiação, realizada no Copacabana Palace na segunda-feira (17), é organizada anualmente pela 100 Open Startups, plataforma pioneira e líder em open innovation na América Latina. A Gerente de Marketing e Inovação, Andrea Quintana; o Gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade, Leandro Farina; a Analista de Pesquisa e Desenvolvimento, Gabriela Madella Kranz; e o Coordenador de Desenvolvimento de Produto, Robson Diego Alves, receberam o troféu em nome da Irani.
Para o diretor-presidente da Irani, Sérgio Ribas, a presença da companhia no TOP 100 Open Corps reflete o compromisso contínuo com a inovação e o fortalecimento de parcerias estratégicas com startups. “Acreditamos que a inovação aberta é um caminho essencial para acelerar o desenvolvimento de novas soluções e ampliar nossa competitividade num mercado em constante transformação”, afirma. Ele destaca que, como resultado dessas conexões, a companhia conduziu mais de 30 provas de conceito, validando soluções com alto potencial de impacto para processos internos e produtos.
Entre as iniciativas que contribuíram para o destaque da empresa no cenário nacional está a realização de quatro edições do Irani Labs, além do formato contínuo Irani Labs On Demand, voltado à resolução de desafios específicos do negócio em parceria com as áreas técnicas. Ao longo desta jornada, a Irani já se conectou com mais de 400 startups, explorando mais de 15 temáticas estratégicas, entre elas embalagens sustentáveis e novos materiais, gestão de resíduos, tecnologias da Indústria 4.0 (com foco em produção, segurança e produtividade) e inovações florestais.
Além do programa de inovação aberta, a companhia também realizou investimentos em startups estratégicas com o negócio, através do programa Irani Ventures. Hoje o portfólio do veículo é composto por 4 startups que atuam dentro da gestão de resíduos e novos materiais, especialmente.
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papeis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), e Indaiatuba (SP), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.000 colaboradores.






