Blog do Prisco
Destaques

Lages é representada no Roadshow Santa Catarina realizado em Lima e Santiago

Foi apresentado o potencial turístico da Serra Catarinense, com o frio e atrativos como o enoturismo, a cultura tradicionalista e as belezas naturais que por si sós já atraem os olhares de turistas de todos os cantos do país e até internacionais

Entre os dias 17 e 21 de novembro, a secretária municipal de Turismo de Lages, Ana Vieira, cumpriu agenda em Lima, capital do Peru, e também em Santiago, capital do Chile, em reuniões com operadores e agentes de turismo dos dois países sul-americanos. Os encontros fazem parte do Roadshow Santa Catarina, que tem como principais objetivos ampliar a presença de Santa Catarina no mercado peruano e chileno; promover o relacionamento direto com operadores e agentes de turismo; trocar experiências e promover a imagem de Santa Catarina como um destino turístico completo nos dois países.

A viagem contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif e também da comitiva catarinense, composta pelos secretários municipais de Turismo de Bom Jardim da Serra, Urubici e Lages, representantes da Serra Catarinense, e também de Joaçaba, Treze Tílias, Fraiburgo, Florianópolis, Blumenau, Santo Amaro da Imperatriz e Penha.

Entre as explanações, Santa Catarina foi apresentada como um Estado com atrativos nas quatro estações, muito além da tradicional temporada de verão, com sol e suas belíssimas praias, mencionadas nacionalmente entre as mais bonitas do país.

Na oportunidade, foi destacado o potencial turístico da Serra Catarinense, com o frio e atrativos como o enoturismo, a cultura tradicionalista, as calvagadas e as belezas naturais, que por si sós já atraem os olhares de turistas de todos os cantos do país e até internacionais. “As calvagadas, festivais de música tradicionalistas e a experiência de vivenciar a vida no campo são produtos muito consumidos por turistas dos dois países visitados”, destaca a secretária de Turismo de Lages, Ana Vieira.

Os secretários de Turismo da Serra Catarinense apresentaram um circuito entre Lages, Bom Jardim da Serra e Urubici, com alguns pacotes que já são explorados por operadores na região, como as cavalgadas na Coxilha Rica e opções de hospedagens nos municípios serranos. “Apresentamos os roteiros de Santa Catarina, juntamente dos municípios participantes, com suas hospedagens, equipamentos turísticos e tudo o que temos a oferecer para as operadoras e agências de turismo do Peru e do Chile”, afirma Ana.

Uma cavalgada de sete dias, explorando os campos da Coxilha Rica, foi sorteada entre os operadores peruanos e chilenos, para que seja uma mostra do potencial da região e também desperte o interesse por outros passeios como este. Também foram sorteadas diárias em hospedagens nos três municípios da Serra presentes: Lages, Bom Jardim da Serra e Urubici.

A partir de fevereiro será realizada uma Famtour, ou viagem de familiarização, promovida pelo governo do Estado. Serão cinco grupos de dez pessoas dos dois países, Peru e Chile, que irão percorrer os municípios catarinenses, incluindo a Serra Catarinense, fechando negócios e pacotes de turismo.

Esta é uma ação estratégica no setor de turismo para que profissionais, como agentes de viagens, conheçam a fundo os destinos escolhidos, produtos ou serviços turísticos. O objetivo é que eles tenham uma experiência imersiva para venderem pacotes turísticos com mais segurança, conhecimento e propriedade aos clientes.

Voos diretos entre Florianópolis e Lima

A novidade para 2026 e talvez um divisor de águas na área do turismo entre os dois países foi o lançamento de voos diretos entre Florianópolis e Lima, no Peru, a partir de dezembro deste ano. Já acontecem voos de Florianópolis ao Chile. “O objetivo é trazer turistas para o nosso Estado e estes dois países terão grande potencial para isso, pois teremos os voos diretos, partindo da nossa capital do Estado”, destaca a secretária de Turismo de Lages, Ana Vieira.

Para ela, é essencial para a promoção dos destinos turísticos que os operadores e profissionais do ramo participem de eventos e feiras, divulgando, oferecendo pacotes e fechando negócios, colocando a região do circuito nacional e internacional. “Precisamos sobreviver no mercado do turismo, buscando novos clientes e trocando experiências, fazendo com que as pessoas conheçam Lages e todo o potencial da Serra Catarinense. Temos produto para isso”, ressalta.

Posts relacionados

Cidades Sustentáveis e Resilientes: FECAM propõe ações práticas para enfrentar a crise climática na COP30

Redação

Aniversário de Lages terá música, cinema ao ar livre e anúncio oficial do Natal Feliz Cidade 2025

Redação

Koerich inaugura oitava Mega Loja em Santa Catarina

Redação