Cadeira de praia na calçada, família reunida, celulares a postos para registrar tudo e muitos sorrisos: esse foi o cenário de mais uma edição do Desfile de Natal, que reuniu milhares de pessoas na rua Rio Branco, no Centro de Joinville, na noite de sexta-feira (28/11).
Além dos bailarinos, alegorias e dos já tradicionais personagens do Natal joinvilense, como o Fritz e os duendes Chineque e Chimia, esta edição do desfile também teve a participação de quatro fanfarras de escolas da Rede Municipal, que encantaram o público.
Leonel Lozano, que é natural da Venezuela e mora em Joinville há três anos, levou esposa, filha, netos, sobrinhos e cunhada para assistir à atração. “É espetacular, muito bonito e uma organização excelente”, conta. Com o celular, ele registrou quase todo o desfile e pretende mandar as imagens para a família e amigos venezuelanos.
Quem também acompanhou o desfile foi Ludmilla Borderes, acompanhada do esposo, dos filhos de 5 e 2 anos e da mãe. “Achamos muito emocionante e divertido, a minha filha não conseguiu se segurar e foi abraçar o Fritz, eles amaram. Os Natais na cidade têm sido um marco, está sendo muito legal”, destaca.
Quem também ficou de olho no Fritz foi a Luísa Huscher, de 10 anos, que já sabe tudo sobre o personagem morador do rio Cachoeira. “Eu já estudei sobre o Fritz e foi muito legal o desfile porque eu vi as características dele”, diz a menina sobre o famoso jacaré de Joinville que também é sucesso entre as crianças no Natal.
A mãe de Luísa, Andresa Vieira Huscher, conta que a sobrinha se apresentou com a fanfarra da escola no desfile e que a atração encantou a família. “A parte de trazer as escolas e continuar o legado da fanfarra eu acho bonito e todo o desfile estava maravilhoso”, fala.
Desfile destaca os mundos encantados de Francisca
Quem assistiu ao espetáculo de abertura do Natal já conhece a história de Francisca, a menina que recebe uma missão do Papai Noel e percorre mundos encantados em busca de uma chave mágica. Essa mesma história é contada no desfile, com direito a dois carros alegóricos, dois triciclos e cerca de 200 participantes em uma parceria com a Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ).
“O carro abre-alas é inspirado nos desfiles Garden Flower da Disney, todo feito como se fosse de flores, e leva a Rosália, personagem presente no espetáculo. Já o segundo carro é uma fábrica de presentes e doces, trazendo as indústrias de Joinville. E há também os dois triciclos e o trenó, que é puxado por bicicletas por causa dessa característica da cidade”, conta André Gress, diretor-executivo do Instituto Natal Joinville.
Quem interpreta Rosália é a bailarina Letícia Maria Gheller dos Santos, de 21 anos, que há dez atua na MOA Companhia de Dança. “Quando você vê as pessoas, às vezes elas estão sérias, mas quando olho, faço tchau ou jogo um beijo, parece que elas se transformam, ficam mais felizes. É isso que o Natal proporciona, essa magia e felicidade, o encanto que conseguimos passar para o público”, fala.
Próximos desfiles do Natal de Joinville
O próximo desfile do Natal de Joinville está marcado para este sábado (29/11), a partir das 20h, na rua Rio Branco, com concentração em frente ao Museu Nacional de Imigração e Colonização. A atração é gratuita e aberta a toda a comunidade.
Também haverá desfiles nos dias 5 e 6 de dezembro, com um diferencial: nessas edições, adultos e crianças também podem desfilar. Para isso, é necessário preencher o formulário de inscrição disponível no Instagram @nataldejoinville, no destaque “Desfiles”. A participação é gratuita, mas é preciso estar caracterizado com acessórios ou vestimentas natalinas.
Promovido pela Prefeitura e realizado pelo Instituto Natal Joinville, com apoio de entidades e empresas privadas, o Natal de Joinville reforça o poder transformador da cultura, do turismo e das tradições locais, prometendo um fim de ano inesquecível para Joinville e seus visitantes.





